Jovem invade prefeitura e ameaça prefeita de morte em São João do Araguaia

Polícia Civil prendeu Rafael Santana no prédio da da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia, por volta de 11h40, desta terça-feira (5), mas o delegado Railson Lucena negou a tentativa de homicídio.
Rafael Santana - Foto: Reprodução

SÃO JOÃO DO ARAGUAIA (PA) – No final da manhã desta terça-feira (5), por volta de 11h40, o jovem, identificado como Rafael Rodrigues Santana, foi preso, por invadir diversos prédios à procura da Prefeita Marcellanne Cristina (PDT). O meliante estava a bordo de um Volkswagen Voyage (cor branca), na cidade de São João do Araguaia, localizada às margens do Rio Tocantins, no sudeste do Pará.

De acordo com a Polícia Militar, o rapaz teria entrado na escola, posto de saúde, residência da política e no prédio da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia à procura de Marcellanne Cristina, proferindo ameaças de morte. Segundo os militares, o indivíduo chegou a interceptar o veículo de uma professora porque o carro era parecido com o automóvel da prefeita.

Em seguida, o suspeito fugiu para a Vila Ponta de Pedras. Uma guarnição da PM se deslocou para a comunidade, mas o rapaz não foi localizado. Neste momento, Rafael Santana retornou para o prédio da Prefeitura Municipal, onde se encontrava Marcellanne, porém os servidores conseguiram despistá-lo e chamaram a Polícia Civil que capturou o valentão, porque a Polícia Militar ainda esta em diligências na Vila Ponta de Pedras.

Segundo a Assessoria de Imprensa da PMSJA, o suspeito teria apresentado um laudo que comprova uma suposta doença mental, foi ouvido e liberado pelo Delegado Jailson Lucena. O PDC afirmou para a reportagem do Portal Debate que Rafael Santana é usuário de drogas, toma medicamentos controlados e não houve tentativa de homicídio. O sujeito teria procurado Marcellanne Cristina para reclamar de problemas existes na cidade.

Secretário de Meio Ambiente foi executado na PA-405 – Crédito: Redes sociais

Secretário executado

Na manhã do dia 13 de julho de 2021, por volta de 8 horas, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Benisvaldo Bento da Silva, conhecido como “Irmão Benisvaldo”, foi executado a tiros, na PA-405, que liga a Vila Km 40 a São João, distante 55 quilômetros de Marabá.

O corpo e a moto de “Irmão Benisvaldo” caíram no meio do mato, ao lado da pista. Os disparos de arma de fogo atingiram pontos vitais e a vítima foi a óbito no local do atentado. A Polícia Civil investiga o caso, porém não se tem notícias da prisão dos envolvidos no crime. Na época, especulou-se que o crime seria uma vingança, entretanto nada ficou comprovado.

Segundo alguns moradores, a gestão de Marcellanne Cristina passa por momentos delicados. Ela “comprou uma briga”, desde o início de sua gestão, com o Presidente da Câmara Municipal (CMSJA), vereador Augusto Neto (PDT), antigo aliado que se tornou desafeto, todavia o parlamentar conseguiu se reeleger a Presidente da Câmara Municipal (CMSJA) e virou uma “pedra no sapato” da gestora.

Ronaldo Pereira – Fotos: Reprodução

Secretário problemático

No mês de abril de 2023, a prefeita foi criticada pela gestão de seu departamento de esporte e lazer, liderado pelo diretor Ronaldo Silva Pereira. O motivo das críticas foi a acusação de crimes ambientais e de maus-tratos a animais contra o diretor, além de um possível esquema dentro da PMSJA.

O político teria uma empresa que vende oxigênio para o município, o que seria irregular, já que ele é servidor comissionado da prefeitura. Ao menos duas notas, nos valores de R$ 13.350,00 e R$ 10.500,00, aparecem em nome da empresa, que está registrada no nome do servidor. Os valores são emitidos para o Fundo Municipal de Saúde de São João do Araguaia.

Briga com o pai

Nos últimos meses, Marcellanne teria entrado em rota de colisão com o próprio pai. A prefeita enfrenta o desconforto de perder o apoio de sua família, incluindo o recurso e prestígio de seu pai, “João de Deus”, que foi o principal investidor de sua campanha em 2020. Como dizia a minha avô, “o clima anda meio ‘reimoso’ para as bandas de São João do Araguaia. (Portal Debate)

Prefeita Marcellanne Cristina e o pai João de Deus – Foto: Redes Sociais

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!