ITUPIRANGA, SUDESTE DO PARÁ — O prefeito Benjamin Tasca anunciou mudanças significativas na administração municipal de Itupiranga. Após intensas negociações internas, o prefeito decidiu substituir o professor Artur Oliveira na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pelo ex-vereador Jordão Martins (PDT). A decisão foi tomada em meio a rumores sobre a tensão entre o prefeito e o secretário, que, apesar de recentes boatos sobre uma suposta reconciliação, acabaram por se confirmar infundados.
A nomeação de Martins gerou controvérsias dentro do PDT, já que uma parcela significativa do partido não concorda com a participação na atual gestão, que chega ao fim em 31 de dezembro de 2024.
Além disso, José Milesi, ex-prefeito e alvo de processos por improbidade administrativa movidos pela atual administração de Tasca, foi nomeado para assumir a Secretaria de Habitação. A nomeação trouxe à tona o histórico conturbado de gestão pública de José Milesi e sua relação com o atual prefeito Benjamin Tasca.
O casal José Milesi e Joana Milesi tem sido alvo de críticas e enfrenta processos judiciais relacionados às gestões anteriores. Apesar das promessas de Benjamin Tasca de retirar os processos em troca de apoio político, as acusações já foram aceitas pelo Ministério Público e pelo judiciário local, tornando essa possibilidade inviável.
O contexto político de Itupiranga tem sido marcado por uma série de desavenças entre Tasca e os ex-prefeitos José e Joana Milesi. O casal, que apoiou adversários políticos de Tasca nas eleições de 2020, enfrenta não apenas processos judiciais, mas também tem sido alvo de ataques nas redes sociais.
A nomeação de Milesi para a Secretaria de Habitação, enquanto enfrenta processos por improbidade administrativa, levanta questionamentos sobre a integridade e a transparência da administração municipal de Itupiranga. A família Milesi e Benjamin Tasca são recorrentemente apontados como responsáveis pelo descaso completo na administração pública daquele município. (Portal Debate)


