João Salame: Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará
João Salame, Joly Silva e Eric Lauriano, da esq. para dir. | Foto: Reprodução/Portal Debate

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (24/7).

PROGRAMA

Nesta quarta-feira (26), o mais importante blog de notícias sediado em Santarém estreará um novo programa em sua TV Web. Sob o comando do jornalista Jeso Carneiro, a TV JC vai entrevistar o jornalista João Salame numa abordagem sobre as eleições municipais. A ideia é realizar esse debate todas as semanas. No primeiro painel será realizada uma avaliação das eleições nos municípios de Ananindeua e Belterra. O programa vai ao ar às 9h30, no Blog do Jeso, no endereço eletrônico www.jesocarneiro.com.br. A transmissão será feita simultaneamente pelo You Tube, Faceboook e Twitter.

Opinião em Pauta

CAPIM

O município de São Domingos do Capim, localizado no Nordeste paraense, tem uma população de 30.599 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Um crescimento de 2,52% em relação ao Censo de 2010. A cidade é governada pelo prefeito Paulo Elson da Silva, o Elsinho (PP), que já foi reeleito. Agora, a expectativa é quem será o novo gestor. E a disputa promete fortes emoções. Apesar de bem avaliado, Elsinho teve muitas dificuldades na sua reeleição e a avaliação é que terá empecilhos para emplacar seu sucessor.

NOMES

A vereadora mais votada do município e ex-secretária de saúde, Suzy Reis (PP), é a provável candidata a ser apoiada por Elsinho. No entanto, ela resiste à ideia, certamente por saber das dificuldades que vai enfrentar e porque tem pela frente uma reeleição aparentemente tranquila para a Câmara Municipal. Também existe a possibilidade de o prefeito apoiar a candidatura do vereador Raimundinho (União Brasil).

CANDIDATOS

Na oposição ao prefeito o nome que logo vem à mente é do empresário Orivaldo Bateria (PL), que no último pleito ficou em segundo lugar, com 48,82% dos votos. Nas eleições de 2022 ele apoiou a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB) e os deputados estaduais Tiago Araújo (Cidadania) e Victor Dias (União Brasil). No entanto, vem crescendo a candidatura do empresário do ramo de construção civil, Diego Sodré. Com grande popularidade no município, ele conta com o apoio do senador Beto Faro (PT).

ESPOSA

O ex-prefeito e deputado estadual Ronie Silva (MDB) vai lançar sua esposa, Joly Silva, como candidata a prefeita, para enfrentar a atual gestora, Luziane Solon (Podemos). Ronie foi o segundo deputado mais votado no município. O primeiro foi Eliel Faustino, apoiado pela prefeita. Apesar de pertencerem à base de apoio do governador Helder Barbalho (MDB), Ronie e Luziane são adversários na política local. É improvável uma composição entre ambos. A disputa será acirrada.

ABIN

 A imprensa divulgou semana passada que, a partir de um relatório reservado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), chegou-se à conclusão que um grupo de empresários paraenses ligados ao garimpo ilegal teria patrocinado os atos terroristas que vandalizaram a sede dos 3 Poderes em Brasília. O relatório baseou-se em dados coletados de máquinas apreendidas em operações contra crimes ambientais. Nessa ação foi encontrada uma máquina em nome do fazendeiro de Xinguara, Enric Laureano (foto abaixo).

MÁQUINA

Laureano, conhecido por suas posições a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi candidato a prefeito nas últimas eleições em Xinguara e ficou em segundo lugar, com votação muito próxima a do prefeito eleito, dr. Moacir. De tradicional família de fazendeiros, seu nome é muito forte para a disputa da prefeitura o ano que vem. Mas ele nega qualquer participação no apoio aos atos antidemocrátricos. E informa que a máquina apreendida era de sua propriedade, mas foi vendida em 2018 para Rayner Januário da Silva, segundo consta em contrato de compra e venda enviado a esta coluna.

Opinião em Pauta

VIOLÊNCIA

 O Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou as 50 cidades mais violentas do País. Este ano a pesquisa foi feita apenas em cidades com mais de 100 mil habitantes. O Estado da Bahia lidera com 12 municípios entre os mais violentos. Inclusive os quatro primeiros são baianos. Jequié encabeça a lista com uma média de 88.8 mortes violentas intencionais por ano. Rio de Janeiro é o único estado do Sudeste que frequenta a relação, com 5 cidades. Em seguida vem os estados do Pará e de Pernambuco, com 5 cidades cada.

NÚMEROS

Ao todo, em 2022 aconteceram 47,5 mil assassinatos intencionais, contra 48,4 mil em 2021. As policias de todo o Brasil mataram 6.430 pessoas. Uma média de 17 mortes por dia. Contra 6.524 pessoas assassinadas pelas policias em 2021. As regiões Sul (3,4%), Norte (2,7%) e Centro-Oeste (0,8%) tiveram aumento no número de mortes. Já o Nordeste (-4,5%) e o Sudeste (-2%) experimentaram queda nos índices.

PARÁ

Na lista dos 50 municípios mais violentos, o Pará tem Itaituba em 15º lugar, Marabá em 26º, Parauapebas em 27º, Castanhal em 28º e Marituba em 50º lugar. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança, entre 2019 e 2021, os municípios mais violentos do Pará foram seis: Jacareacanga, Cumaru do Norte, Anapu, Senador José Porfírio, Novo Progresso e Bannach. Como o levantamento deste ano aborda apenas os municípios acima de 100 mil habitantes, explica-se o motivo pelos quais cidades de menor população não entraram na relação.

AÇÕES

Diante dos resultados desse Mapa da Violência, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou diversas medidas para diminuir os índices. Entre elas um plano específico para a Amazônia e o aumento no controle de armas. Dino afirmou que serão prioridade o combate aos crimes de estupro, estelionato seguido de morte e às práticas de racismo. É importante que nossos parlamentares se reúnam com o ministro para detalhar o que consta nesse plano para nossa região e como será sua execução.

AMAZÔNIA

No próximo dia 16 acontece em Brasília a segunda reunião do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com uma federação de Organizações Não Governamentais (ONGs), coordenadas pelo Greenpeace, para discutir investimentos do banco na Amazônia, incluindo a aplicação do Fundo Amazônia. Entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Movimento dos Sem Terra (MST), além de instituições de monitoramento ambiental como o Imazon, participarão da reunião.

Opinião em Pauta

CIRO

O ex-ministro Ciro Gomes  desperta paixões e antipatias. Mas ninguém pode negar sua capacidade de análise da realidade econômica e social do País. Para seus admiradores e pessoas desejosas de conhecer um pouco mais da intrincada realidade brasileira, Ciro lançou uma newsletter semanal, com o nome O Brasil Desvendado, para assinantes. Nelas ele vai destrinchar o que ocorre no mundo da economia e da política. Vale à pena assinar. Acesse cirogomes.com.br e confira.

IGREJAS

Segundo dados do Centro de Estudos da Metrópole, da Universidade de São Paulo, em pesquisa feita por Victor Araújo, as igrejas pentecostais e neopentecostais tiveram um crescimento acelerado no Brasil entre 2010 e 2019. Aliás, em 1969 o Brasil tinha 188 templos evangélicos. Hoje são mais de 100 mil. Estimativas do IBGE mostram que, entre 1940 e 2010, o número de evangélicos no País saltou de 2,7% para 22,2% da população. Os dados do novo Censo sobre religião ainda não foram divulgados.

CRESCIMENTO

As igrejas que mais cresceram entre 2010 e 2019 no País foram: Assembleia de Deus, que abriu mais de 9,3 mil templos, um crescimento de 115% em 10 anos. A Congregação Cristã no Brasil, com mais 3.455 templos (+92%). A Igreja Universal do Reino de Deus, com mais 2.515 templos (+ 90%). A Igreja Mundial do Poder de Deus, com mais 2.310 templos (+72%) e a Igreja Cristã Maranata, com mais 1.530 templos (+35%).

FRASE

FREDERICO, o Grande: “Todas as religiões devem ser toleradas, pois cada um de nós tem o direito de ir para o céu à sua maneira”.

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!