João Salame: Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará
Foto: Divulgação

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta sexta-feira (18/8):

PRECONCEITO

Pegou muito mal a declaração do jornalista William Waack ao ancorar um programa de televisão e chamar ao vivo um repórter para entrar no ar, a partir de Belém, dizendo que ele estava no “meio do mato”. Fala preconceituosa com os habitantes da Amazônia. Nada a espantar de um profissional que foi demitido da Rede Globo por cometer o crime de racismo. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi contundente no repúdio a Waack. “Jornalista preconceituoso, reacionário e de direita”, disparou.

Opinião em Pauta

RETORNO

O ex-prefeito Zenaldo Coutinho, que após sair da prefeitura desapareceu do meio político, aproveitou o episódio e também se manifestou nas redes sociais. Coutinho criticou a arrogância de William Waack e disse que “não adianta ter diploma e não ter caráter”, relacionando a mais recente declaração do jornalista com as atitudes racistas que o levaram a ser demitido da Rede Globo.

ALIANÇA

O ex-prefeito Adécimo Gomes e seu irmão Heider, candidato a prefeito de Itupiranga, saíram do gabinete do senador Beto Faro (PT), nesta quinta-feira, saltitantes. Eles asseguram que o parlamentar sacramentou o apoio do PT à pretensão eleitoral dos irmãos. O prefeito Benjamin Tasca, candidato a reeleição, é o adversário. Uma eleição para lá de disputada, sobretudo porque o atual gestor já ganhou várias eleições no município e é considerado um duro oponente.

FRENTE

Está sendo articulada a criação da Frente Emancipalista dos Distritos, no Congresso Nacional. A ideia é criar um vigoroso movimento na Câmara Federal e no Senado para retomar a possibilidade de criação de novos municípios no País. Desde o governo do presidente Fernando Henrique que foram criadas travas que impediram a emancipação de vilas e distritos. No passado, os presidentes Lula e Dilma também foram contra flexibilizar a lei para essa possibilidade. Resta saber como está o humor atual do Palácio do Planalto para retomar essa discussão.

TIROTEIO

Vereador JK do Povão (foto abaixo), em Santarém, candidato a prefeito o ano que vem, já escolheu o alvo da sua pregação inicial. É a deputada e ex-prefeita Maria do Carmo (PT), sua principal adversária nas pesquisas que estão sendo realizadas no momento. Como a parlamentar indicou vários dirigentes de órgãos do Estado no município, entre eles o gerente local da Cosanpa, JK tem detonado a falta de água nos bairros e colocado a culpa na gestão do grupo de Maria à frente da empresa de saneamento.

Opinião em Pauta

CAPANEMA

Disputadíssima a eleição para prefeito de Capanema, se for verdade o que dizem as pesquisas. Já que o prefeito Chico Neto (MDB) não pode mais ser candidato à reeleição, são vários os postulantes ao seu posto e todos com boas intenções de voto. O vice-prefeito Claudionor Moreira, o secretário Marcelo Pierre, os ex-prefeitos Alexandre Buchacra e Eslon Martins, o ex-deputado Eduardo Costa, o empresário Jair Neves e o vereador Rui da Princesa se embolam nos levantamentos que são feitos, dependendo de quem os encomendam.

PRAINHA

O prefeito Davi Xavier (MDB), de Prainha, município localizado no Oeste do Pará, já foi reeleito. Portanto não poderá disputar outro mandato. A dúvida é quem será o candidato lançado por ele para enfrentar seu principal adversário, o ex-prefeito Gandor Hage, que lidera as pesquisas de intenção de voto. Comenta-se até a possibilidade de Xavier apoiar Adriene Hage, irmã de Gandor. Mas quem conhece a cena política local aposta que a escolha ficará entre o secretário de Administração, Edmundo Pingarilho, ou a secretária de Educação, professora Narley, conhecida como Totoca.

REFORMA

Presidente Lula deve promover uma dança nas cadeiras nos ministérios para acomodar o chamado “Centrão”. Depois da nomeação do deputado Celso Sabino (União Brasil) para o Ministério do Turismo, agora chegou a hora de contemplar o Republicanos e o Partido Progressista. A especulação do dia em Brasília é que o PP deve ficar com o Ministério do Desenvolvimento Social, a presidência e as diretorias da Caixa Econômica Federal. Já o Republicanos ficaria com o Ministério dos Portos e Aviação. Se isso acontecer perderão espaço no governo, o PT (Desenvolvimento Social e Caixa) e o PSB (Portos).

POPULARIDADE

O Instituto de Pesquisas Quaest divulgou nova pesquisa sobre a avaliação do governo Lula, realizada entre os dias 10 e 14 de agosto. Segundo o levantamento, 60% aprovam o trabalho de Lula e 35% desaprovam. O número é quatro pontos superior ao levantamento feito em junho, quando a pesquisa apontou aprovação de 56%. A reprovação caiu 5%. A maior aprovação de Lula é na região Nordeste, com 72%. E a menor na região Centro-Oeste/Norte, com 52%. Entre os católicos a aprovação é de 63%. Entre os evangélicos de 50%. E para os que não tem religião de 64%.

ECONOMIA

A melhora dos indicadores do presidente está relacionada à percepção sobre a economia. Para 34% dos entrevistados houve uma melhora no cenário econômico nos últimos 12 meses. Enquanto 29% avaliam que houve uma piora e 39% entendem que tudo está na mesma. Para 59% dos entrevistados a economia vai continuar melhorando nos próximos meses. Somente 22% esperam por uma piora. Para 43%, o presidente vem conseguindo manter um bom relacionamento com o Congresso Nacional e isso é positivo.

PESQUISA

Mais uma rodada de pesquisas do Instituto Doxa. Dessa vez em Pau D´Arco, no sul do Pará. O município tem 6.931 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. O prefeito Fredson Pereira já foi reeleito. Segundo a pesquisa, sua gestão é aprovada por 72% dos entrevistados e reprovada por 26%. Na pergunta estimulada, Dean Chaves, candidato apoiado pelo atual gestor, aparece com 28,3%, o mesmo percentual de Domingos Enfermeiro, que tirou em segundo lugar nas eleições de 2020. Chiquinho da Agrocampo vem a seguir com 11,8% e o ex-prefeito Maurício Cavalcante aparece com 6,6%.

Opinião em Pauta

XINGUARA

Deputado Torrinho Torres (Podemos) – foto acima -,  leitor assíduo da coluna, garante que a pesquisa Doxa publicada na nossa última edição não retrata fielmente o cenário eleitoral em Xinguara. Nela, a Doxa aponta Oswaldinho Assunção com 31,5% e Enric Laureano com 23%. O deputado afirma que o ex-prefeito Oswaldinho já está com números mais favoráveis, beirando os 40%, em pesquisa encomendada pelo parlamentar. Registrado!

FRASE

Platão (filósofo da Grécia Antiga): “Onde não há igualdade, a amizade não perdura”.

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!