João Salame: Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (14):

PIMBA

Conforme essa coluna antecipou, o deputado federal Junior Ferrari procedeu uma espécie de intervenção no PSD de Itupiranga. Ele retirou o partido das mãos do prefeito Benjamin Tasca e nomeou a ex-prefeita Joana Milesi, adversária de Tasca, como a nova presidente da legenda no município. E já antecipou que o partido vai marchar com o adversário do prefeito, Heider Gomes (MDB), na disputa eleitoral do ano que vem. Especula-se que Joana deve ser a vice na chapa.

Opinião em Pauta

PESQUISAS

Começou a temporada de pesquisas eleitorais nos municípios paraenses em virtude das eleições que ocorrerão o ano que vem. Nos últimos dias, o Instituto Doxa realizou levantamentos em três municípios da região conhecida como Calha Norte, no Oeste do Pará. A seguir vamos detalhar os números apontados, deixando, claro, o espaço aberto para manifestações a favor e contra os resultados.

SANTA

Em Terra Santa, município dom 18.782 habitantes, segundo o Censo de 2022, o atual prefeito, Doca Albuquerque (PSD) já está no segundo mandato. Seu governo tem a aprovação de 66,2% e reprovação de 26,3%, segundo a pesquisa da Doxa. Ele obteve 54,81% dos votos em 2020, contra 45,19% do ex-prefeito Adalberto Anequino. Agora, Doca decidiu apoiar sua vice, Jaciara Bentes (PSD), esposa de ex-prefeito. Ela crava 29,1% das intenções de voto no levantamento. Adalberto Anequino (MDB) tem 13% e o vereador Lucivaldo Cabecinha (MDB) aparece com 7,5%.

SURPRESA

A surpresa fica por conta da candidatura de Siqueira Fonseca (Republicanos), irmão do prefeito de Oriximiná, o delegado Fonseca. Ele lidera as pesquisas com 33,2% das intenções de voto e tem o apoio do deputado estadual Josué Paiva (Republicanos), que é da região. Nas últimas eleições Siqueira foi o candidato a deputado estadual mais votado em Terra Santa, com 3.605 votos, o dobro do segundo colocado, o deputado Ângelo Ferrari, que teve 1.813. Siqueira vai tentar uma aliança com o vereador Lucivaldo, para tornar forte a candidatura. Afinal, com o governo bem avaliado, o prefeito Doca e sua candidata não podem ser menosprezados.

ORIXIMINÁ

Em Oriximiná, município com 68.294 habitantes, segundo o Censo de 2022, o prefeito José William Siqueira da Fonseca (foto abaixo), o delegado Fonseca (Republicanos), tem aprovação de 75% e reprovação de 25%, segundo a Doxa. Quando se trata de eleição, o atual prefeito aparece com 50,7% das intenções de voto na disputa pela reeleição. O ex-prefeito Luiz Gonzaga (PSDB) aparece em segundo lugar, com 23,3% e o deputado estadual Ângelo Ferrari tem 4,9%. É bom registrar que Gonzaga é o menos rejeitado dos candidatos e recentemente teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Opinião em Pauta

ALENQUER

Em Alenquer, município com 69.377 habitantes, segundo o Censo de 2020, o prefeito Tom Farias (MDB) tem direito a reeleição. Sua gestão é aprovada por 69,2% dos eleitores e reprovada por 30,4%, segundo a pesquisa Doxa. Na disputa eleitoral, Tom aparece com 33,5% das intenções de voto; o empresário Mauro Bastos (PSC) com 10,8%; Dr. Osvaldo com 7,8% e Josino Filho (PP) com 5,35. Neto Macedo, apoiado pelo deputado Junior Ferrari (PSD), tem 3,8%, segundo a Doxa.

RURÓPOLIS

Em Rurópolis, a grande pergunta que se faz é quem será o candidato a prefeito apoiado pelo atual gestor, Joselino Padilha, o Taká (MDB). É que ele anda a tiracolo com o empresário Antonio Fernandes, o Canela, que seria o seu escolhido. Mas há quem diga, que, nos bastidores, Taká estaria propenso a apoiar o farmacêutico José Filho, o Zé da Farmácia, que foi seu adversário nas últimas eleições. É que essa seria a única forma de derrotar a ex-secretária de finanças, Patrícia Cavichiolli, que vem deslanchando nas pesquisas.

MARCHA

Será esta semana a tão esperada Marcha das Margaridas, que deve tomar as ruas de Brasília. São esperadas cerca de 100 mil mulheres, principalmente oriundas do campo, na capital federal, nos dias 15 e 16. O tema da Marcha esse ano será: “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. No dia 15, as 9h da manhã, o Senado Federal realizará uma Sessão Especial para debater as reivindicações do movimento. A iniciativa é do senador Beto faro (PT).

PROGRAMA

O Programa da TV JC, comandado pelo jornalista Jeso Carneiro, avaliando as eleições municipais, com a participação do jornalista João Salame, está repercutindo bastante nos municípios. Depois de uma análise detalhada das disputas em Ananindeua, Belterra, Almeirim e Portel, será a vez de Capanema e Prainha. Sempre às sextas-feiras, às 9h da manhã. Interessados já podem enviar suas perguntas para www.blogdojeso.com.br.

JACUNDÁ

Em Jacundá, Robson Peres  (foto abaixo) decidiu lançar sua pré-candidatura a prefeito do município. Filho de família tradicional de Marabá, onde se destacou como jogador de futebol, Robson mudou para Jacundá e lá ocupou o cargo de secretário de Finanças do prefeito Dino Altoé, de 2009 a 2016. Ele também foi presidente do PT local, durante dois mandatos. Com experiência administrativa, Robson é um candidato capaz de unir as forças de esquerda e centro-esquerda do município na disputa pela prefeitura.

Opinião em Pauta

REELEIÇÃO

O prefeito de Jacundá, Itonir Tavares (PL), é candidato a reeleição. A dúvida é se manterá o empresário Celso Marcos, o Chapolin, como vice. Existem articulações para que o MDB entre na chapa, com o ex-prefeito José Martins indicando o companheiro de chapa. No entanto, existe resistência no grupo do prefeito para viabilizar essa hipótese. Outra possibilidade é a indicação do vereador Rafael Garrancho (Podemos), o mais votado entre os parlamentares. A surpresa pode ser a volta do ex-prefeito Adão Ribeiro para disputar o pleito.

EXONERAÇÃO

O vereador Júnior Garra (PDT), que ocupava o cargo de secretário de Produção Rural da Prefeitura de Canaã dos Carajás, anunciou em live nas redes sociais na última sexta-feira, que a prefeita Josemira Gadelha (MDB) decidiu exonerá-lo. Ele não deixou claro os motivos da decisão. No entanto, comenta-se na cidade que Garra, bolsonarista, tem envolvimento com garimpo ilegal, faz questão de exibir porte de armas e envolveu-se em atrito com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Gilvan da Van. Esses problemas teriam precipitado a decisão da prefeita. Com seu retorno à Câmara deixa o cargo o seu suplente, Werbet Felipe (PDT).

FRASE

Napoleão Bonaparte (imperador francês): “Quem sabe adular também é capaz de caluniar”.

Coisas da Política

 

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!