João Salame: Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará
Foto: Reprodução

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta quarta-feira (2/8).

JATENE

Ex-governador Simão Jatene (foto abaixo) tem recebido apelos para se candidatar a prefeito de Belém. Depois de ocupar 3 vezes o cargo de governador, tem experiência suficiente para não entrar em bola dividida. Por isso, analisa com calma o cenário. Mas alguns poucos correligionários que sobraram ao seu lado e antigos aliados que estão dentro do próprio governo tem sugerido a ele se resguardar para a disputa ao Governo do Estado em 2026. Por enquanto, gosta dos afagos que recebe nas ruas e curte a vida de intelectual e amante da música.

Opinião em Pauta

JAMAIS

Circulou nas redes sociais a hipótese do senador Beto Faro (PT) ser candidato a prefeito de Belém. Essa hipótese sequer é considerada pelo parlamentar. Seria infantilidade trocar 8 anos de Senado por 4 anos numa prefeitura para lá de complicada. Beto gostaria mesmo é de ser candidato a governador em 2026. Mas tem dito a amigos que não dará qualquer passo em desacordo com o governador Helder Barbalho, hoje seu maior aliado. E, como se sabe, HB já anunciou que a candidata a sua sucessão é sua vice, Hanna Gassan.

PRIORIDADE

Nas rodas palacianas, apesar das dificuldades atuais que o prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) vem enfrentando, a palavra de ordem é dar prioridade à reeleição do alcaide. Avaliam que, com todos os problemas, Ed vai ao segundo turno e, com o apoio de HB, ganha a eleição. Helder não está disposto a deixar de lado sua aliança com as forças de esquerda, até pensando em seus planos nacionais. A hipótese de uma candidatura própria do MDB a prefeito de Belém, portanto, é pra lá de improvável.

HIPÓTESE

Mesmo que, em última hipótese e por algum fato muito relevante seja impossível acompanhar Edmilson, esses analistas palacianos entendem que poderia se pensar numa candidatura a prefeito pelo PT, mantendo-se, portanto, a aliança com as forças de esquerda. Mas não seria o senador Beto Faro o nome escolhido. A coluna aposta na ex-governadora Ana Júlia Carepa, que já revelou ter disposição pra enfrentar o desafio, e na deputada federal Dilvanda Faro.

VICE

Em todas as possiblidades, inclusive na mais prioritária de todas, a reeleição de Edmilson Rodrigues, o nome do vice a ser indicado pelo MDB deverá ser o do atual presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador John Wayne (foto abaixo). E como os políticos gostam de sonhar com o futuro, já se imagina uma provável candidatura a senador do prefeito que estiver comandando essa aliança, para que Wayne assuma a prefeitura da capital em 2026.

Opinião em Pauta

GOSTOSO

O mais gostoso da política é a articulação e lidar com as pretensões dos candidatos. Dizem que se todos tivessem os votos que sonham ter, a quantidade de eleitores seria o dobro do real. Como um enxadrista, Helder Barbalho pilota os sonhos de seus aliados. Insinua que, de repente, se não toparem se unir em torno da eleição de Hanna Gassan, pode, com sua força, levar adiante esse projeto e até mesmo ocupar as duas vagas do Senado com o MDB. Mas sugere que está disposto a compor com a indicação da vaga de vice e uma para a Câmara Alta.

NOMES

O problema dessa composição para a Senado é a grande quantidade de possíveis candidatos. O MDB deverá ficar com uma vaga, para o atual presidente da Alepa, deputado Chicão, para o próprio HB (caso não seja candidato a nível nacional), ou para o senador Jader Barbalho, que apesar da idade é um animal político dos mais antenados. Sobrariam ainda os nomes do prefeito Daniel Santos (em não sendo candidato ao governo), Edmilson Rodrigues ou o ministro Celso Sabino. Sem falar no ex-deputado Zé Geraldo, que sonha com o cargo. Ou seja, alguém vai faltar ao ensaio.

PRESIDENTE

Nota numa coluna do jornal Estado de São Paulo sobre a possibilidade de Helder Barbalho ser o vice de Lula em 20226 agitou os meios políticos locais essa semana. Essa hipótese já havia sido abordada aqui. Mas o que não foi dito é que o governador trabalha de forma planejada a execução de seu voo nacional. Aposta muitas fichas numa boa realização da COP 30 e especula-se que poderá assumir a presidência nacional do MDB o ano que vem.

TRÂNSITO

Hoje, o MDB é presidido pelo deputado paulista Baleia Rossi, que não tem expectativa de disputar cargo majoritário a nível nacional. Todos sabem da pretensão de Helder, que é bem articulado com o ex-presidente Michel Temer, ainda um dos maiores caciques da legenda. Através do pai, Jader Barbalho, HB tem a simpatia da velha guarda do partido, representada pelo ex-presidente José Sarney, ex-senadores Romero Jucá e Edison Lobão, além de excelente relacionamento com o senador Renan Calheiros.

COMEMORAÇÃO

Apesar da eliminação da Seleção Brasileira de Futebol feminina na Copa do Mundo que ocorre na Austrália, os paraenses têm motivo para comemorar. É que a Confederação Paraense de Futebol (CBF) anunciou que o primeiro jogo da Seleção Brasileira masculina de futebol nas Eliminatórias da Copa do Mundo ocorrerá em Belém, no novo Estádio Mangueirão, com capacidade para 50 mil pessoas. A partida entre Brasil e Bolívia vai acontecer no dia 8 de setembro.

HONORÁRIOS

Confederação Nacional dos Municípios (CNM) informa a todos os prefeitos que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional usar verbas do Fundeb para pagar honorários advocatícios. A polêmica vinha se estendendo nos últimos anos e deixou em situação complicada prefeitos que usaram os recursos para esse fim. O STF admite apenas o uso dos juros de mora dos precatórios do Fundeb para o pagamento dos advogados. Atenção, portanto.

PROGRAMA

Na próxima sexta-feira, as 9h30 da manhã, vai ao ar o programa da TV JC, de Santarém, pilotado pelo jornalista Jeso Carneiro, com o jornalista João Salame. Na oportunidade serão analisadas as disputas pelas prefeituras de Altamira e Xinguara. Quem quiser participar pode acessar o Blog do Jeso. O programa estará aberto a perguntas e comentários. Participe!

LICITAÇÃO

O juiz da 2ª. Vara da Fazenda, João Batista Lopes do Nascimento, suspendeu a licitação que, através de Parceria Público Privada (PPP) iria escolher a empresa que vai tocar a coleta de e destinação lixo em Belém. Pelo Edital, a empresa vencedora deveria receber algo em torno de 30 milhões por mês. Em contrapartida a empresa teria que fazer investimentos da ordem de aproximadamente 1 bilhão de reais num período de 30 anos, que prevê, entre outras coisas, a implantação de uma nova Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, paralisando a que funciona atualmente em Marituba.

MOTIVOS

A decisão do juiz se baseou em provocação de empresas que se entenderam como prejudicadas no certame por causa de cláusulas do edital e por recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios para que algumas dessas cláusulas fossem alteradas. O prefeito Edmilson Rodrigues considera a licitação fundamental para regularizar a coleta de lixo na capital e assegurar uma destinação correta aos resíduos. Por esse motivo deve proceder as alterações no Edital para que o processo seja retomado.

Opinião em Pauta

INTERIOR

Vereador Rui Baima (PDT) – foto acima ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino – , de Jacareacanga, tem compensado o fato de seu município ser um dos mais distantes do Estado com um incessante trabalho em defesa dos interesses de sua cidade. Com várias visitas realizadas a Belém e a Brasília, Baima faz um apelo aos políticos detentores de mandato eletivo que olhem sobretudo para a implantação da rede de energia elétrica que, por causa de problemas ambientais, não consegue chegar até a população local e, sobretudo, a pavimentação da rodovia que Liga Jacareacanga a Itaituba.

POSSE

Será nesta quinta-feira, às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, a posse do deputado federal Celso Sabino (União Brasil) no cargo de Ministro do Turismo. Autoridades e empresários do Pará estão se deslocando em grande número para prestigiar a posse de Sabino, que será comandada pelo presidente Lula. O governador Helder Barbalho deve comandar a comitiva paraense presente ao evento.

FRASE

Vladimir Lênin (revolucionário russo): “É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles”.

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!