João Salame: Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará
Foto: Reprodução

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta sexta-feira (28/7).

ALTAMIRA

O Instituto Doxa realizou pesquisa em Altamira, principal cidade da região Sudoeste do Estado. O município possui 126.279 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Um aumento de 6,45% em relação a 2010. O prefeito Claudomiro Gomes (PSB), candidato a reeleição, registra alto índice de reprovação de sua gestão e, consequentemente, baixo índice de adesão ao seu projeto de permanecer no poder, segundo o levantamento feito pela Doxa.

HUMOR

De acordo com a Pesquisa, Claudomiro tem uma administração aprovada por 29% dos entrevistados, contra 71% que a reprovam. No município, o governador Helder Barbalho (MDB) tem 66% de aprovação contra 34% que reprovam sua gestão. No que se refere ao presidente Lula (PT), a aprovação é de 53% e a reprovação de 47%. A gestão do prefeito não está conseguindo se comunicar com a população. Para 80,5% nada está sendo feito de relevante que mereça registro.

NÚMEROS

Na pergunta estimulada sobre quem deve ser o próximo prefeito, o ex-vereador e médico Loredan Mello (na foto abaixo com o ministro Jader Filho) dispara na frente das intenções de voto com 30,5%. O ex-prefeito Domingos Juvenil (MDB) vem a seguir com 17,3%. A ex-prefeita Odileida Sampaio aparece em terceiro com 11,2% e Claudomiro surge em quarto com 6,9%. O ex-vereador Marquinhos vem a seguir com 4,6% e o deputado Eraldo Pimenta (MDB) aparece com 3,1%. Dr. Renan, com 2,3%, Thais Nascimento com 2,0%, Jorge da Drogaminas com 1,5%, Lourenço da Ideal Maganize com 0,8%, Vitoriano Bill, Almir Uchoa e Mazio do Posto, com 0,5% cada um, completam a relação.

LÍDER

Loredan Mello já foi vereador por 4 mandatos. Nas eleições de 2020, quando Claudomiro foi eleito, ficou em segundo lugar para prefeito. Em 2022 foi o candidato a deputado federal mais votado em Altamira. Médico, realiza junto com sua esposa um trabalho social na periferia da cidade. É um político de centro, com bons vínculos com o setor produtivo do município e com as comunidades. Estava filiado ao PTB, em função da boa relação que tem com o ex-deputado e pastor Josué Bengtson.

Opinião em Pauta

ANIVERSÁRIO

No próximo dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha comemora 17 anos de existência. Com ela, se tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no ambiente doméstico e familiar. A Marcha das Margaridas, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, apresentará ao Congresso Nacional e ao governo federal um relato dos avanços da luta em defesa das mulheres após a aprovação da Lei e quais conquistas ainda são necessários.

POSSE

Será na próxima quinta-feira, 3 de agosto, no Palácio do Planalto, a posse oficial do ministro Celso Sabino na pasta de Turismo. A confirmação foi dada pelo próprio presidente Lula. Sabino já vem trabalhando com sua equipe e definiu como prioridades o incremento da infraestrutura turística, com facilitação de crédito para empreendedores, além do investimento em qualificação profissional com a oferta de novos cursos via Sistema S, universidades e instituições. A prioridade será melhorar a imagem internacional e nacional do Brasil.

DIRETOR 

Deputado Keniston Braga (MDB) foi convidado pelo deputado Zé Silva (MG), presidente da Frente Parlamentar de Mineração Sustentável, para assumir a diretoria de relações institucionais da instituição. O evento de nomeação deve ocorrer na próxima quarta-feira, na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O cargo permitirá ao parlamentar paraense ter maior influência nos debates sobre o setor de mineração, vital para o desenvolvimento do Estado do Pará.

CDP

Finalmente Jardel Rodrigues da Silva (foto abaixo), ex-diretor da Funasa em Belém e atual assessor do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), foi nomeado presidente da Companhia das Docas do Pará. Por unanimidade, ele foi eleito pelo Conselho Deliberativo da CDP nesta quinta-feira (27), para um mandato de 2 anos. Ele substitui o presidente Eduardo Henrique Pinto Bezerra. Jardel foi indicado para o cargo pelo senador Jader Barbalho (MDB). 

Opinião em Pauta

PROGRAMA

Será na sexta-feira, 4 de agosto, o próximo programa da TV JC, do jornalista Jeso Carneiro, de Santarém, analisando as eleições de 2024, em entrevista com o jornalista João Salame. O programa, que teve excelente repercussão na sua estreia, pretende até o ano que vem avaliar a disputa nos 144 municípios do Estado. Na próxima edição a análise será sobre a disputa nas cidades de Altamira e Xinguara. Participe!

POLÊMICA

O desembargador Mairton Marques Carneiro, do Tribunal de Justiça do Estado, determinou o cancelamento do Festival de Verão, em Cametá, conduzido pelo prefeito Vitor Cassiano (MDB). Além de controvérsias na legalidade da contratação de artistas, o gasto de 1,5 milhão com as atrações chamou a atenção. A imprensa da capital também colocou o foco na destinação de emendas parlamentares, por parte da deputada Renilce Nicodemos (MDB), no valor de 3 milhões de reais, para a contratação de shows do cantor sertanejo Wesley Safadão.

DILEMA

Todo ano, no período do veraneio, sobretudo, volta ao palco essa polêmica sobre contratação de shows por autoridades públicas. É a velha e antiga política do pão e circo, muito comum no império romano. A juventude, principalmente, pressiona os políticos por atrações musicais em municípios carentes de políticas culturais. Os shows mais populares, geralmente de cantores sertanejos, são muito caros, mas são os mais desejados. No afã de agradar seus eleitores, a prudência é deixada de lado. Problema que só pode ser corrigido com uma política cultural séria e que valorize os artistas regionais, que contemple todo o Estado.

FILIAÇÃO

Aliás, em Cametá, o professor José Domingos, doutor da Universidade Federal do Pará (UFPa), vai se filiar ao PT na próxima segunda-feira. Ele é irmão do presidente da Colônia de Pescadores Z 16, José Fernandes. Nas últimas eleições, José Domingos teve quase 7 mil votos para deputado estadual dentro do município. Ele foi vice-prefeito de Valdoli Valente e deve ter o seu nome lançado como candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. O evento de filiação acontecerá as 9h, no auditório da Colônia de Pescadores. 

CANDIDATO

Como antecipou essa coluna, o suplente de deputado federal Everaldo Eguchi teria problemas ao se filiar ao PTB, com a pretensão de disputar a prefeitura de Belém. O deputado estadual pop star Bob Flay (PTB) já comunicou que não abre mão de concorrer à sucessão do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol). A se manter a disposição de ambos, um ou outro terá que deixar a legenda. Para um partido que só elegeu 1 deputado federal em todo o País, perdeu tempo de televisão e fundo partidário, é um recomeço ruim no Pará.

AULA

Na noite desta quinta-feira (27), o ministro da Justiça Flávio Dino (na foto abaixo com os jornalistas João Salame e Bia Cardoso) deu uma aula de conhecimento na abertura do Curso de Formação do PSB. O evento aconteceu na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília. Na sua palestra, ele deixou claro que, em relação a Amazônia, se as grandes potências mundiais querem preservar a floresta, elas devem pagar pelos serviços florestais que os amazônidas prestam. Nem devastação e nem santuário e sim desenvolvimento sustentável, pregou o ministro.

Opinião em Pauta

FRASE

GENGHIS KHAN: “Conquistar o mundo a cavalo é fácil; desmontar e governar é que é difícil”.

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!