João Salame: Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará
Foto: Reprodução

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta quarta-feira (26/7).

GRANA

Prefeitura de Parauapebas vive uma crise com a queda de receitas provenientes dos royaltes do minério de ferro. O quadro se agravou ainda mais com a greve dos servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM), que fez atrasar o repasse de recursos para o município. Graças a articulação e empenho do deputado Keniston Braga (MDB), que intercedeu diretamente junto a direção da ANM e do movimento grevista, nesta terça-feira foi pago o mês de junho. Foi depositado na conta da prefeitura o valor de 55 milhões de reais.

GARRA

Muitos duvidaram quando o empresário Branco da White (foto abaixo) se lançou candidato a prefeito de Parauapebas. Achavam que era fogo de palha. Mas Branco tem revelado uma disposição incomum e uma obstinação de dar inveja. Tem feito uma mídia bem popular e revelado capacidade de aglutinação de forças, tanto de algumas que estão na base do governo como de outras que são críticas. Diz claramente que os deputados eleitos Keniston Braga e Ivanaldo Braz (PDT) foram escolhidos para ajudar Parauapebas no parlamento e lá devem ficar.

Opinião em Pauta

VERDURÃO

Essa disputa acirrada que envolve integrantes da sua base de apoio, pode estar criando um ambiente favorável para que o prefeito Darci Lermen (MDB) faça um movimento no qual é mestre. Encontrar uma opção salomônica. E ela pode atender pelo nome de João do Verdurão (PDT), o vice-prefeito que não acumulou desgastes, diz que não pretende ser candidato e tem boa aceitação junto à opinião pública. Num município com orçamento bilionário, qualquer detalhe tem potencial explosivo. A conferir. 

ENERGIA

Conforme tinha antecipado esta coluna, tão logo retornou de sua viagem aos Estados Unidos, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou que o Governo do Estado, através de sua Defensoria Pública, decidiu ajuizar Ação Civil Pública contra a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEE) de reajustar em 18% a tarifa de energia na conta dos consumidores do Pará, tornando-a a mais cara do País.

ESPERNEIO

Mesmo após a posse do deputado Celso Sabino no cargo de ministro e de seu suplente Hélio Leite na Câmara Federal, até esta terça-feira o deputado estadual Victor Dias (União Brasil) ainda não havia sido nomeado no cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado. Nos bastidores comenta-se que existem forças contrárias à nomeação no alto escalão da Sectet. Mas como a mudança já foi anunciada pelo governador Helder Barbalho não deve passar de esperneio. Victor Dias é filho do saudoso deputado André Dias. E mesmo muito jovem já foi secretário de Administração em Ananindeua. Está no seu segundo mandato de deputado.

CAPITÃO

Segundo o Censo do IBGE de 2022, o município de Capitão Poço, localizado no Nordeste paraense, tem uma população de 56.332 habitantes. Um aumento de 8,55% em relação ao Censo de 2010. O prefeito João Tonheiro (PL) já foi reeleito e tem bons índices de aceitação. Comenta-se que ele pretende lançar sua sobrinha, a médica veterinária Naelly Tonheiro, para sua sucessão. Ela é filha do deputado Antonio Tonheiro (PP) e lidera alguns levantamentos que estão sendo feitos através de pesquisas.

INELEGÍVEL

No entanto, advogados renomados do Estado na área eleitoral garantem que Naelly não poderá ser candidata, por ter parentesco de segundo grau com o prefeito. A se confirmar essa hipótese, a principal opção para o grupo que está no poder seria lançar a candidatura do atual vice-prefeito, Marcio Fukuda (MDB), empresário no ramo da agricultura, da influente comunidade japonesa, mas que não tem a mesma popularidade de um candidato que carregue o sobrenome Tonheiro.

Opinião em Pauta

DÚVIDA

A pergunta é quem será o candidato de oposição em Capitão Poço. O ex-prefeito e ex-deputado Raimundo Belo, esposo da deputada Diana Belo (MDB), também convive com problemas de inelegibilidade, mas é o principal representante do grupo que ao longo dos últimos anos disputa o poder local com os Tonheiro. Outro nome que surge forte é o do deputado estadual Erick Monteiro (PSDB) – foto acima. Apesar de ter feito carreira política em Ananindeua, onde foi vice-prefeito, é filho de Capitão Poço. Comenta-se a possibilidade da união dos dois para a disputa do pleito.

PROGRAMA

Nesta quarta-feira, as 9h30 da manhã, a TV JC, comandada a partir de Santarém pelo jornalista Jeso Carneiro, entrevista o jornalista e ex-deputado João Salame sobre as eleições municipais em Ananindeua e Belterra. É o início de uma série de entrevistas semanais, onde a cada semana dois novos municípios serão objeto da análise. Um serviço importante para que a sociedade tenha uma visão mais próxima dos que acontece nos bastidores do poder em todo o Pará. O programa pode ser acessado através do endereço eletrônico www.jesocarneiro.com.br

Opinião em Pauta

URUARÁ

Uruará tem 43.558 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. Uma queda de 2,75% em relação ao Censo de 2010. E lá, uma mulher desponta como candidata a prefeita do município o ano que vem. É a ex-primeira dama Denise Pimenta (MDB) – foto acima -, esposa do deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB). Ela deve ter o apoio do prefeito Gilsinho Brandão (MDB) e do governador Helder Barbalho e pode se tornar a primeira mulher a comandar os destinos da cidade. Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Destak, ela lidera as intenções de voto.

REVOLTA

Militantes de base do PSB em vários estados do País estão revoltados com o que consideram abandono por parte da administração Lula e da direção do partido de quadros históricos e de militantes da legenda socialista na composição do governo. Reclamam que, em vários estados, são justamente os políticos do PSB que apoiaram ou silenciaram diante do governo Bolsonaro que estão ocupando os cargos. São esses mesmos políticos que estariam fazendo um movimento para mudar o nome do partido, retirando a palavra socialista, denunciam os integrantes da ala mais à esquerda.

PISTOLAGEM

Aplausos para o Ministério da Justiça e a Polícia Federal no avanço nas investigações do bárbaro crime que vitimou a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro, em 2018. Identificados os autores, espera-se que se chegue aos mandantes. É preciso que o mesmo rigor investigativo chegue ao Pará, onde dezenas de crime de pistolagem continuam insolúveis e impunes, como o do empresário Demétrius Ribeiro (foto abaixo), ocorrido em Marabá, em 2017, além de várias lideranças sindicais e trabalhadores rurais.

Opinião em Pauta

FRASE

Antônio Gramsci (filósofo italiano): “Existem dois tipos de políticos: os que lutam pela consolidação da distância entre governantes e governados e os que lutam pela superação dessa distância”.

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!