O escritor, poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro foi eleito para a cadeira nº 9 da Academia Paraense de Letras (APL), anteriormente ocupada pelo professor Edson Franco. A cadeira tem como patrono José Coelho da Gama e Abreu, o barão de Marajó.
A eleição contou com pareceres favoráveis da acadêmica Betânia Fidalgo Arroyo e dos acadêmicos Ernane Malato e Sandoval Alves, que destacaram de forma unânime os méritos do novo imortal. A Comissão Eleitoral foi composta pelos acadêmicos Antônio José Mattos (presidente), Cláudio Guilhon e Benedito Sá.
João de Jesus Paes Loureiro é mestre em Teoria da Literatura e Semiótica pela PUC/Unicamp e doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade de Paris – Sorbonne. Sua obra literária é marcada pela forte presença da oralidade amazônica, da memória ancestral e da imaginação popular, elementos que articulam o regional e o universal. Atuante também nas artes visuais, expôs na X Bienal de São Paulo e participou da mostra A Vanguarda Visual Brasileira – 50 anos depois da Semana de Arte Moderna.
Além da trajetória intelectual, Paes Loureiro ocupou cargos de destaque na gestão pública da cultura e educação no Pará, como secretário de Estado de Cultura e Educação e fundador da Fundação Cultural do Pará. Com livros traduzidos em diversos países, recebeu o Prêmio Nacional de Poesia da APCA em 1984 e foi finalista do Prêmio Jabuti em 1987. É membro da Academia de Letras do Brasil e Doutor Honoris Causa pela Universidade da Amazônia. (Portal Vinícius Soares)