MARABÁ (PA) – Na noite desta quinta-feira (25), às 19h, os pré-candidatos Jeilson Reis (MDB) e “Nanô da Disbel” (PSB) participaram de uma entrevista ao Canal Debate, comandada pelo comunicador Pedro Souza, onde detalharam o plano de governo a ser executado, durante 4 anos, em caso de vitória na eleição do dia 6 de outubro de 2024, em Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará.
A cidade conta com 18 mil habitantes e possui um orçamento previsto para o ano de 2025 de cerca de R$ 160 milhões. O atual prefeito de Bom Jesus, “Joãozinho Rocha” (PSC), possui cerca de 90% de aprovação popular no final de seu 2º mandato à frente do município. Durante o Podcast, Jeilson Reis e “Nanô da Disbel” afirmaram que o maior desafio será manter o excelente trabalho realizado pelo atual gestor e melhorar ainda mais as condições de vida da população bonjesuense.
Jeilson Reis é pré-candidato a prefeito e “Nanô da Disbel”, atual presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus, será o candidato a vice-prefeito na chapa. Os dois políticos falaram do excelente momento em que passam as áreas da saúde, educação e assistência social. Os entrevistados abordaram a necessidade de se avançar ainda mais na área da infraestrutura, geração de emprego e políticas públicas voltadas para os jovens e as mulheres.
Os pré-candidatos demonstraram preocupações e falaram de estratégias para manutenção das estradas vicinais, inclusive com novas construções de pontes de concreto, para garantia do transporte escolar e escoação da produção agropecuária de Bom Jesus do Tocantins. Eles comentaram sobre a excelente relação da gestão do prefeito “Joãozinho Rocha” com os povos originários, moradores da Reserva Indígena Mãe Maria.
Jeilson e Nanô abordaram a necessidade de se investir mais ainda nas áreas da cultura, esporte e turismo. Eles falaram que a cidade, ao contrário da maioria dos centros urbanos do Brasil, possui seu próprio programa de doação de casas populares às famílias carentes. “Em Bom Jesus, hoje, só existem 400 famílias sem moradia, mas nós iremos zerar esse déficit habitacional, se Deus nos permitir e a população confiar na continuidade do trabalho que teve início na gestão do prefeito Joãozinho Rocha”, afirmou Jeilson Reis.
Segundo eles, a população de Bom Jesus conta usufrui de um ótimo serviço de saúde e as mulheres não necessitam se deslocar para Marabá em busca de uma maternidade para ganhar seu bebê, salvo em casos de média e alta complexidade. Jeilson Reis e “Nanô da Disbel” afirmaram que cerca de 80% das escolas são climatizadas e o plano de governo para o quadriênio 2025/2029 prevê que todas as unidades de ensino recebam centrais de ar em caso de vitória nas urnas.
Nas pesquisas para “consumo interno”, aquelas não registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), Jeilson e Nanô possuem uma larga vantagem sobre os adversários. Eles afirmaram que o maior desafio será atrair empresas para o município com vistas à geração de emprego e renda. Eles teceram comentários sobre a necessidade constante da vigilância em relação ao consumo e venda de drogas e a necessidade de realização de concurso público para diversos setores da Prefeitura de Jesus do Tocantins. (Pedro Souza)