Família luta para transferir idoso para o Hospital Regional de Marabá

Enéas Sousa se encontra internado no Hospital Municipal de Itupiranga à espera de remoção para realização de cirurgia no estômago. A falta de leito revoltou a família do paciente que se encontra em estado grave.
Enéas Sousa - Foto: Redes Sociais

Na noite deste sábado(1o), a família de Enéas Soares de Sousa, 71 anos, morador da cidade de Itupiranga, procurou a Redação do Portal Debate para denunciar a falta de leitos no Hospital Regional Sudeste do Pará (HRSP) para internar o parente em estado grave.

De acordo com os familiares, Enéas Sousa está com o estômago e os rins paralisados. Devido aos problemas de gastroenterite, nada para em seu estômago. Ele vomita tudo o que come. Os problemas renais e abdome agudo deixaram o septuagenário bastante debilitado.

Segundo os familiares, o pedido de transferência de Enéas Sousa foi dado entrada na Diretoria de Regulação em Saúde, na tarde deste sábado (17), em Belém, porém não existe previsão de transferência por falta de leito. No espelho da chamada “regulação”, a solicitação aparece com a classificação “Urgência”, mas “em fila”.

O idoso se encontra internado no Hospital Municipal de Itupiranga (HMI) à espera da remoção para o Regional de Marabá, todavia a cada hora que se passa seu estado de saúde se agrava ainda mais. “A gente não sabe mais a quem recorrer para transferir meu tio para Marabá e realizar a cirurgia dele”, lamenta o sobrinho João Carlos.

O Portal Debate não conseguiu falar com a direção do Hospital Regional de Marabá para saber se existe previsão de internação do paciente Enéas Sousa. Fato é que a falta de leitos no “Regional” é um problema antigo e afeta principalmente a população mais carente da região pertencente ao entorno de Marabá.

O caso mostra que está passando da hora de se aumentar o número de vagas hospitalares para que várias pessoas não morram à míngua por falta de leitos em um dos estados mais ricos do Brasil. Caso a direção do Hospital Regional de Marabá queira se manifestar, o texto será acrescentado à matéria. (Pedro Souza/Portal Debate)

Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!