Itupiranga decreta toque de recolher por avanço da covid-19

Interino também reforçou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em espaços públicos | Foto: Prefeitura de Itupiranga

Decreto editado pelo prefeito interino de Itupiranga, José da Aparecida Soares Menez, nesta terça-feira (19) endurece ainda mais as medidas de restrição em face da pandemia da covid-19.

Diante da crescente no número de casos da doença no município e da falta de leitos de UTI, o gestor determinou toque de recolher das 22h às 5h. A medida vale para todos os dias da semana.

Durante o toque de recolher, as pessoas ficam proibidas de sair de casa, salvo quando, comprovadamente, houver a necessidade de locomoção a farmácias ou atendimento de saúde de urgência. Profissionais das áreas da saúde, segurança e assistência social; taxistas; mototaxistas; e entregadores também constam nas exceções.

Além disso, o município reforçou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em espaços públicos, estabelecimentos comerciais e até veículos pelos cidadãos. A multa, em caso de reincidência, é de R$ 200.

Bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 21h, ficando proibido qualquer tipo de música ao vivo ou som automotivo nestes estabelecimentos e permanecendo suspensa a emissão de alvarás e/ou licenças a esse respeito.

As igrejas também sofreram limitações pelo decreto. A capacidade máxima de pessoas nos templos, que era de 50%, diminuiu para 30%. Pessoas do grupo de risco, qual seja aquele que compreende pessoas acima dos 60 anos de idade ou que possuam doenças crônicas, continuam proibidas de frequentar cultos, missas e/ou orações.

Saiba mais

O município contabiliza, na atualização epidemiológica mais recente, 785 casos confirmados da doença e 37 mortes. 680 pessoas já se recuperaram, ao que a taxa de recuperação é de 86,6%. 2.070 casos foram descartados em Itupiranga desde o início da pandemia.

O primeiro carregamento da CoronaVac no Pará chegou a Itupiranga pela manhã. O município recebeu 561 doses da vacina do Instituto Butantan via governo estadual. (Vinícius Soares/Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!