Itupiranga aparece em terceiro lugar em ranking regional da atenção primária

Levantamento divulgado aponta município na 21ª posição nacional entre cidades de até 50 mil habitantes.

Itupiranga, no sudeste do Pará, aparece na terceira posição da Regional Carajás no levantamento de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) referente ao segundo quadrimestre de 2026. Segundo o material divulgado, o município também ocupa o 21º lugar no recorte nacional de cidades com até 50 mil habitantes.

O registro apresentado para o segundo quadrimestre de 2024 colocava Itupiranga na 15ª posição regional, com indicadores do modelo Previne Brasil. Já o resultado de 2026 considera a nova metodologia de cofinanciamento federal da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dois períodos possuem critérios distintos de avaliação. O Ministério da Saúde instituiu o novo modelo em 2024 e apresentou novos indicadores de qualidade em 2025. Por isso, a diferença entre as posições deve ser contextualizada, pois não representa, isoladamente, uma comparação direta da qualidade dos serviços.

Conforme as informações encaminhadas, a gestão do prefeito Wagno Godoy (PP) atribui o resultado ao trabalho das equipes de saúde, ao acompanhamento da população e às ações voltadas à melhoria da assistência. O material destaca a continuidade desses esforços para fortalecer os serviços oferecidos aos moradores. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!