MARABÁ (PA) – O premiado pintor e fotógrafo Antônio Morbach Neto morreu, na manhã desta quinta-feira (8), em Marabá, no sudeste do Pará. Segundo as primeiras informações, ele sofreu um infarto fulminante dentro de sua residência, localizada no Núcleo Cidade Nova. Segundo pessoas próximas ao artista, ele havia se separado da esposa e estava morando sozinho.
Nos últimos anos, Antônio Morbach enfrentava problemas de saúde. Há cerca de dois anos, o artista sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), do qual conseguiu se recuperar após tratamento médico e acompanhamento especializado, mas ele ficou com algumas sequelas.
Durante o período de recuperação, Morbach ou “Toinho”, como ele era conhecido, passou a adotar uma rotina mais cuidadosa com a saúde, incluindo a prática regular de exercícios físicos em uma academia situada no bairro Novo Horizonte, onde dizia que mantinha todos os cuidados com a saúde, seguindo orientações médicas.

Além de sua trajetória reconhecida nas artes plásticas, Morbach era servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele estava afastado das atividades profissionais em razão dos problemas de saúde e encontrava-se próximo da aposentadoria.
No ano de 2019, o pintor sagrou-se vencedor do prêmio “Ver-a-Cidade” com as fotos “Luta pelo espaço” e “Rainha” organizado pela Galeria de Artes Vitória Barros, localizada no Bairro Novo Horizonte em Marabá. Ele também também teve seu trabalho reconhecido através de diversos quadros pintados em nanquim.
Na juventude, Antônio Morbach era praticante do futebol amador. Por vários anos, ele jogou sua “pelada” no extinto campo do Incra que ficava no local onde hoje se encontra a Universidade Estadual do Pará (UEPA). A morte do artista causou comoção entre familiares, amigos e admiradores de seu trabalho em Marabá e em toda a região, onde era reconhecido tanto pela produção artística quanto pela atuação profissional.
Antônio Morbach pertencia a uma família de artistas como Augusto Morbach, Artista plástico precursor do movimento Nanquim Amazônico. Suas obras, muitas vezes, retratando a abertura de estradas na Amazônia, estão expostas no Museu Municipal Francisco Coelho em Marabá.
Já Pedro Morbach, também foi um artista renomado na técnica de nanquim e um dos “gênios da arte em nanquim” na região de Carajás. A Pinacoteca Municipal de Marabá foi nomeada em sua homenagem, a Pinacoteca Municipal Pedro Morbach. Por sua vez, Antônio Morbach foi o jornalista que publicou a monografia “Caucho, castanha e garimpo”, em 1953, um relato importante sobre a história não oficial da criação de Marabá. A família ainda não divulgou o local do velório nem o horário do sepultamento. (Pedro Souza)



