Incra tem novo superintendente regional no Sudeste do Pará

A nomeação foi publicada por meio da Portaria de Pessoal n. 101, de 23 de março de 2023, e se encontra no Diário Oficial da União (DOU)

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — O ex-vice-prefeito de Piçarra, Reginaldo Rocha de Negreiros, foi nomeado pela Presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para ocupar o cargo de superintendente regional da autarquia federal no Sudeste do Pará.

A nomeação foi publicada por meio da Portaria de Pessoal n. 101, de 23 de março de 2023, e se encontra no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo apurado pelo Portal Debate, a nomeação de Reginaldo foi por indicação do deputado federal Airton Faleiro (PT). Em seu perfil em uma rede social, o novo superintendente do Incra Sudeste do Pará fez diversas publicações de apoio ao então candidato Lula (PT), nas eleições de 2022.

Saiba mais

O Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – foi criado dia 9 de julho de 1970, durante o regime militar. À época, os conflitos de terra vinham se agravando e o governo viu neste projeto a possibilidade de neutralizá-los, ao mesmo tempo em que promoveria a ocupação da região Amazônica.

Assim, a criação do Instituto, que é uma autarquia federal – isto é, possui autonomia administrativa para desenvolver suas atividades -, esteve relacionada à intenção de colonização da Amazônia e também à contenção de conflitos agrários. Com o passar do tempo, dando ênfase ao processo de redemocratização, o objetivo de colonização foi sendo substituído pela proposta de reforma agrária. (Portal Debate, com Politize)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!