Um idoso de 63 anos foi resgatado pela Guarda Municipal de Belém, no bairro da Marambaia. A vítima foi encontrada em situação de maus-tratos e negligência ocasionada pela própria família.
Ao chegarem ao local nesta última quarta-feira (9), os agentes constataram que o idoso era mantido em um local impróprio, sujo e com a presença de mais de 10 animais, entre gatos e cachorros.
A vítima estava com desidratação e problema de locomoção. Doente de Parkinson, o idoso estava sem fazer o uso da medicação.
Uma unidade do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou o idoso para upa da Marambaia, onde ele passou por avaliação clínica e foi medicado. A vítima também fez uma consulta com a assistente social da unidade.
A Guarda Municipal registrou Boletim de Ocorrência na seccional da Marambaia e na delegacia do idoso.
A Polícia Civil informou que a delegacia do idoso instaurou procedimento administrativo por ameaça contra o filho do idoso. A vítima também foi orientada a procurar a Defensoria Pública para receber medida protetiva.
Segundo o estatuto do idoso, é crime colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, por meio de condições degradantes ou privação de alimentos, ou cuidados indispensáveis. A pena é de 2 meses a 1 ano de detenção, além de multa. (Portal Debate, com g1)


