Ibama executa operação e expulsa agricultores no oeste do Pará

Foto (Reprodução)

Agricultores e pecuarista da região da “Cachoeira Seca”, no município de Uruará, denunciam que fiscais do Ibama estariam agindo de forma arbitrária. Segundo eles, uma mega operação está sendo executada desde a última quinta-feira, 16 de abril.

Como suporte, os fiscais utilizaram dois helicópteros. Os servidores do órgão federal atearam fogo em máquinas e equipamentos, e deram prazos de 7 dias para que os moradores deixem o local.

A ação acontece após a demissão do diretor de Proteção Ambiental do órgão, Olivaldi Borges Azevedo, oficializada na segunda-feira, 13 de abril. A exoneração ocorreu em meio a possíveis excessos, em contexto
de momento delicado na área de saúde e da economia.

Ainda em relação à operação, muitos questionam a falta de utilização de EPI’s pelos servidores do Ibama, possibilitando uma possível contaminação aos moradores.

Outra questão é a necessidade de saída dos moradores, em época de chuvas intensas e estradas intrafegáveis, e muitas famílias não terão condição de cumprir a determinação.

“Disseram que ao voltarem em sete dias, vão atear fogo nas residencias. E como ficarão as famílias que não conseguirem sair, pois as estradas estão ruins, inclusive, tem locais submersos nas águas”, expôs um familiar de moradores do local.

O Impacto

 

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!