Marabá
33°C
Few clouds

Hospital Regional incentiva preservação do meio ambiente em Marabá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Com iniciativas sustentáveis o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), vem estimulando a preservação do meio ambiente, e gerando economia de recursos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto “Reuse”, implantado pelo HRSP em 2020, está entre as ações de sustentabilidade que reaproveita a água dos aparelhos de ar-condicionado na desinfecção e sanitização de áreas comuns do hospital. Apenas no ano passado, o projeto trouxe uma economia de R$ 4 mil reais para a unidade com o reaproveitamento de 900 mil litros de água.

De acordo com Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, além dos projetos de sustentabilidade o hospital também promove atividades que contribuem para a promoção do uso consciente de recursos da natureza, incentivando ainda o descarte correto dos resíduos produzidos.

“Além da missão assistencial, voltada para a recuperação de pacientes, entre os pilares da nossa gestão é a preservação do meio ambiente. Assim, incentivamos colaboradores, pacientes e acompanhantes a se tornarem agentes de mudança na comunidade, estimulando essa atenção com a natureza ao nosso redor”, explica.
O HRSP, unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, possui uma Comissão de Sustentabilidade criada para a implantação de práticas ecologicamente corretas para minimizar os impactos na natureza.

“A saúde no Regional do Sudeste do Pará é planejada há muitos anos de maneira sustentável, com objetivo de contribuir para o bem-estar de toda a sociedade. Nossas campanhas de uso consciente de papel e água, por exemplo, tem gerando economia financeira significativa, otimizando recursos”, destaca o diretor Hospitalar.
Em 2020, com o projeto “Mais Verde Menos Branco”, o HRSP conseguiu economizar R$ 5 mil reais e evitar o desperdício do papel utilizado na unidade.

De acordo com Izailson Alves, gerente de Apoio, os projetos desenvolvidos no hospital são reconhecidos pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis(HVS), que valoriza iniciativas que contribuam para a saúde do planeta.
A (HVS) é uma comunidade de organizações de saúde dedicadas a promover a saúde pública e ambiental, sendo uma iniciativa da organização internacional Saúde Sem Dano, representada no Brasil pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

“Desenvolvemos regularmente ações que impactam tanto economicamente como positivamente para o consumo consciente dos recursos naturais da nossa região, preservando para as futuras gerações o nosso maior patrimônio, o Planeta Terra”, afirma Izailson Alves.

Hospital Verde

Por três anos consecutivos (2018, 2019 e 2020), o HRSP recebeu da organização Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis os títulos de menção honrosa por boas práticas sustentáveis, que vem contribuindo para garantir o bem-estar das gerações futuras.

Dentre as ações reconhecidas, estão as medidas para redução de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. A unidade utiliza o gás ecológico (R410A), que não possui CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias prejudiciais à saúde e ao ecossistema.

O Regional do Sudeste do Pará conta com 115 leitos, sendo 52 leitos exclusivos para os casos mais graves do novo coronavírus.A unidade presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará. (Divulgação – HRSP/Ascom)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!