Hospital Materno Infantil de Marabá realiza palestra sobre Novembro Roxo

A campanha Novembro Roxo que tem 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade, leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.
Créditos: Reprodução

Nesta quinta-feira, 17, servidores do Hospital Materno Infantil (HMI), das mais diversas áreas, participaram de um curso de aprimoramento sobre as ações do Novembro Roxo, um mês dedicado ao trabalho de conscientização e ações para reduzir o número de partos prematuros.

De acordo com a ONG Prematuridade.com o parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez – uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.

Para a coordenadora da UTI Neonatal do HMI, obstetra Dra. Alba Valéria Rocha, a campanha Novembro Roxo que tem 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade, leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.

Alba Valéria Rocha, coordenadora da UTI Neonatal do HMI

“Para nós é uma grande satisfação, pois em 14 anos de trabalho no Hospital Materno Infantil este é o primeiro ano que fazemos esse encontro e é o mês de conscientização mundial da prematuridade. O apelo que a gente faz para reduzir o número de bebês prematuros é a melhora do Pré-Natal, pois o investimento da prematuridade é alto, muito caro e seria primordial melhorar o Pré-Natal e a paciente. Ela mesma se prontifica a amar o seu filho desde o ventre e é uma demonstração de amor cuidar do seu bebê”, pontua Dra. Alba Valeria, coordenadora da UTI Neonatal do HMI.

O evento ocorreu no auditório do HMI e contou com programação com palestras de médicos, pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiros, nas mais diversas abordagens. A ação faz parte do projeto Acolher Marabá do HMI.

“É uma honra realizar essa ação e faz parte do nosso projeto do Acolher Marabá. É um projeto de acolher o recém-nascido e a família. Este é nosso primeiro evento sobre a prematuridade no HMI e nosso trabalho engloba toda uma ação de acolher e hoje teremos palestras, rodas de conversas e vamos tirar dúvidas para melhorar ainda mais nosso trabalho”, explicou a enfermeira Vanice Silva, Diretora de Enfermagem HMI.

De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos. Para Alcileia Tartaglia, Diretora Administrativa do HMI, este é mais um momento para o compartilhamento de conhecimentos e melhoria dos serviços prestados pelo Hospital.

Alcileia Tartaglia, Diretora Administrativa do HMI

“Estamos em constante aprendizado, e esse é mais um momento para este fim. Também tem a relevância do mês que é dedicado ao trabalho de redução da prematuridade e para pedirmos às mães que realizem o Pré-Natal e que assim possam cuidar do filho durante toda a gravidez”, alertou. (Com informações da Secom PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!