Hospitais Regionais do Pará recebem orientações e treinamentos sobre doação de órgãos e tecidos

Ações têm como objetivo aumentar as doações de órgãos em todo o estado e, por consequência, os transplantes.
Crédito: Reprodução

A equipe da Central de Transplantes (CET) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou um cronograma de visitas técnicas a hospitais do Estado para implantar e implementar as atividades relativas à doação e captação de órgãos. No interior do Estado, as visitas técnicas começaram em Santarém e seguiram até esta quarta-feira (26). Em Belém, as atividades iniciaram em fevereiro deste ano.

A coordenadora da CET, Ierecê Miranda, explica que a intenção das visitas é intensificar a atuação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), após a Sespa tornar compulsória a criação dessas comissões nos hospitais do Estado gerenciados por organizações sociais, com o intuito de aumentar as doações de órgãos em todo o estado e, por consequência, os transplantes.

“No caso de Santarém, estivemos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e no Hospital Municipal de Santarém para sensibilizar, instruir e convocar diretores e profissionais de saúde desses hospitais para diminuir a procura por transplantes no estado por meio do acolhimento às famílias enlutadas e oferecendo a elas a oportunidade de salvar vidas com a doação de órgãos”, afirmou.

A coordenadora considera ainda que o acompanhamento periódico e sistemático às CIHDOTTs desses hospitais serão fundamentais para o fortalecimento da integração de toda a Rede no processo de doação e transplante do estado, em função do reestabelecimento de fluxos nos casos em que se identifique potenciais doadores.

“Esse alinhamento poderá contribuir para que o Pará se torne um estado com a cultura da doação e captação de órgãos, renovando a esperança aqueles que estão à espera de um transplante”, destacou.

Durante as visitas, a equipe da Central irá avaliar o desempenho, discutir casos e apontar a implementação de melhorias em todas as etapas do processo da doação de órgãos, tais como a identificação e notificação do potencial doador, o acolhimento e a entrevista familiar, assim como a retirada, o acondicionamento e o transporte dos órgãos. Além disso, a Central de Transplantes irá promover treinamentos e capacitação contínua das equipes envolvidas nestas atividades.

O roteiro das próximas visitas da equipe da CET incluirá visitas aos hospitais regionais localizados em Marabá, Redenção, Paragominas, Capanema, Abaetetuba, Barcarena, Castanhal e Paragominas. (Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!