Hemopa faz mutirão para receber sangue neste sábado; saiba como doar

O trabalho tem como objetivo garantir estoque porque ultimamente, em todas as unidades, o número de doadores reduziu drasticamente.  
Crédito: Reprodução

A Fundação Hemopa tem feito constantes mutirões para incentivar a doação de sangue. O trabalho tem como objetivo garantir estoque porque ultimamente, em todas as unidades o número de doadores reduziu drasticamente.

Neste sábado (12), a instituição fará mutirão para realizar coleta de sangue em três municípios paraenses: Belém, Castanhal e Santarém.  Em Belém, são esperadas Caravanas Solidárias, entre elas, as da Esamaz e Grupo Amor Solidário, na sede do Hemopa, no bairro Batista Campos, e também na unidade do Shopping Castanheira, que vai abrir para os doadores. O atendimento nas duas unidades será de 7h às 17h.

Os Hemocentros de Castanhal e Santarém também vão abrir neste sábado, 12, como estratégia para oferecer aos doadores mais um dia na semana para concretizar o ato solidário. Nas duas unidades o atendimento será de 7h às 17h. Segundo o Hemopa, o estoque de sangue de todas as unidades do órgão no Pará necessita de doações. O comparecimento de voluntários à doação diminuiu, consideravelmente, desde o mês de janeiro com a circulação da nova variante Ômicron e com o surto de gripe em todo o Brasil.

A Fundação Hemopa convoca cidadãos sadios e que desejam salvar a vida de alguém que compareçam às unidades de coleta. As doações são  essenciais  tratamento de milhares de pacientes internados que precisam de transfusão.

Como ser um doador

A doação de sangue é um ato simples e rápido. Para doar precisa-se seguir alguns critérios básicos:

– Estar muito bem de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária);

– Pesar mais de 50kg;

– Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve Covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.

Veja o endereço das unidades

Hemocentro Belém – sede

Endereço: avenida Padre Eutíquio, 2109, no bairro Batista Campos.

Atendimento: Sábado 12/02 – 7h30 às 17h.

Contato: 0800 280 8118.

Unidade Shopping Castanheira

Endereço: Rodovia Br 316 – km 1 – Pórtico Belém – Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira).

Atendimento: Sábado 12/02 – 7h30 às 17h

Contato: 0800 280 8118

Hemocentro Castanhal

Endereço: Tv. Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conj. Maria Alice, B-2 e B-3.

Atendimento: Sábado 12/02- 7h às 17h.

Contato: (91) 3412-4400 / 4404

Hemocentro de Santarém

Endereço: Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho).

Atendimento: Sábado 12/02 – 7h às 17h.

Contato: (93) 3524-7550.

Fonte: Agência Pará.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!