Helder não cumpre promessa de construir viaduto no Km 6 em Marabá

A duplicação do trecho de 4,2 km da Rodovia BR-222, entre o Km 6 e a Ponte Rodoferroviária do Rio Tocantins, também não passou de “promessas” do governador na Terra de Francisco Coelho.
Rotária do Km 6 - Foto: Reprodução

MARABÁ (PA) – No dia 11 dezembro de 2021, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou, em “alto e bom tom”, a duplicação do trecho de 4,2 km da Rodovia BR-222, entre o Km 6 e a Ponte Rodoferroviária do Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, mas a fala do governante não passou de mais um “canto da sereia” para enganar os bestas.

Na época, o político e pré-candidato a reeleição afirmou que a empresa a Construmaster – Construções e Locações de Máquinas Ltda, de São Luís (MA) foi a vencedora da licitação no valor de R$ 37,75 milhões. O trecho a ser duplicado foi estadualizado, em agosto de 2021, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília (DF). De acordo com o contrato, o prazo para a execução dos serviços seria de 12 meses, a partir da emissão da ordem de serviço, porém nada foi feito.

No dia 23 de fevereiro de 2022, durante uma agenda em Marabá, o governador do Pará prometeu construir um viaduto no Km 6, para resolver o problema de congestionamentos em horários de pico. A obra seria executada logo após à duplicação da BR-222, no perímetro urbano da cidade, entre a Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Tocantins e o Km 6, entretanto os motoristas convivem com enormes congestionamentos diários, porque, “mais uma vez”, Helder não cumpriu o que prometeu para o povo de Marabá.

Vale ressaltar que a execução das duas obras é de fundamental importância para a mobilidade da população da Terra de Francisco Coelho, pois os moradores e viajantes que precisam passar pela Rotatória do KM 6, todos os dias, “comem o pão que o diabo amassou”. Corre nos bastidores da política que o Barbalho estaria fazendo “ouvido de mercador” para não resolver a situação que tanto atazana a vida de condutores no local.

Centro Regional de Governo

Na tarde desta segunda-feira (27), por volta de 13h20, a Reportagem do Portal Debate conversou com João Chamon, representante do governo Helder Barbalho, em Marabá, sobre os motivos que impediram o início das obras de duplicação da Rodovia BR-222 e a construção do viaduto na Rotatória do Km 6.

O político afirmou que existem problemas em relação à desapropriação de vários lotes ao longo da BR-222. A rede de alta tensão, ao longo da estrada, seria outro complicador para a realização da duplicação. Chamon afirmou que o Governo do Pará busca alternativas para executar os serviços e resolver a problemática dos constantes engarrafamentos que atormentam a vida de quem passa pelo Km 6.

Prefeitura de Marabá

No início da manhã desta segunda (27), por volta de 8h, a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), através do secretário Fábio Cardoso Moreira, afirmou que a Prefeitura de Marabá (PMM) já realizou alguns serviços em frente ao Bairro Km 7 para ajudar na melhoria do trânsito, na BR-222, mas a obra é de total responsabilidade do Governo do Estado do Pará

Fábio Moreira relatou que a Prefeitura de Marabá vai iniciar o processo de licitação para duplicação do trecho entre a Rotatória do KM 6 até à entrada do Residencial Morumbi, na BR-155, sentido ao Parque de Exposição de Marabá (Expoama) na tentativa de “desafogar” o trânsito na entrada da cidade. A obra deverá ser realizada via convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). (Pedro Souza/Portal Debate)

Cidade: Prefeitura melhora iluminação pública na BR 222 - Prefeitura de Marabá - Pa
BR-222 – Foto: Reprodução

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