Helder dispensa uso de máscaras em locais abertos no Pará

O Governo do Pará justifica a decisão informando que os números de casos da covid-19 “estão em queda no estado e, felizmente, sem pressão no sistema de saúde”
Foto: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório no Pará a partir desta terça-feira (29), seguindo medida decretada por diversos municípios (incluindo Marabá), alguns estados e o Distrito Federal. O Governo do Pará justifica a decisão informando que os números de casos da covid-19 “estão em queda no estado e, felizmente, sem pressão no sistema de saúde. Comparando janeiro com março deste ano, houve uma redução de 99% no número de casos de covid-19, no Pará, graças ao avanço da vacinação no estado”.

O decreto estadual que determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras estava em vigor desde 2020. A medida, inicialmente, era somente para funcionários de serviços essenciais e depois passou a valer para toda a população paraense.

Durante a pandemia, houve toque de recolher e até fechamento de atividades consideradas não essenciais, por meio de duro confinamento (lockdown).

De acordo com o governador Helder Barbalho, a decisão respeita a autonomia dos municípios, que ainda podem determinar o uso da proteção nesses ambientes. Em lugares fechados, a máscara continua necessária, por enquanto. Mas as autoridades sanitárias já avaliam dispensá-la em breve. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!