Governo entrega aparelho de ressonância magnética e ampliação dos Bombeiros

Governador Helder Barbalho (MDB) cumpriu agenda no município nesta terça-feira (26)
Foto: Agência Pará/Divulgação

MARABÁ (PA) — Cumprindo agenda em Marabá nesta segunda-feira (25), o governador Helder Barbalho (MDB) entregou oficialmente o novo aparelho de ressonância magnética ao Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) e também a reconstrução e ampliação do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar.

A primeira parada do governador foi o 5º GBM, que tem atuação estratégica no combate a incêndios urbanos e florestais e recebeu obras de infraestrutura nesta segunda-feira (25).

Helder Barbalho participou da entrega oficial do prédio, que recebeu Polo de Formação, novo alojamento feminino, guarita e uma viatura auto-plataforma mecânica com alcance de 20 metros de altura.

As obras de reforma e ampliação do 5º GBM custaram o valor de R$ 721.898,18 aos cofres públicos, por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (FISP), e conta com serviços de pintura, reforma de instalações elétrica e hidráulica de todo o complexo.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Em seu discurso, Helder destacou a importância das obras para garantir melhores condições de trabalho ao Corpo de Bombeiros e, por conseguinte, o reflexo na prestação de serviço à comunidade.

“Quero festejar aqui os investimentos de mais de R$ 700 mil para reconstruir essa estrutura que foi entregue em 1993, ainda na gestão do governador Jader Barbalho. Hoje, ela está sendo reestruturada e adaptada para as necessidades dos dias atuais. Também aproveito para festejar a chegada desta plataforma. Pela primeira vez teremos uma estrutura fixa em Marabá para atender a casos de incêndio e com isso prestar o serviço com maior qualidade para a população de Marabá”, enfatizou o governador.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Participaram da agenda o prefeito Tião Miranda (PSD), a deputada federal Elcione Barbalho (MDB) e o deputado estadual Chamonzinho (MDB), além do secretariado estadual e o comandante-geral dos Bombeiros, Hayman Apolo.

Hospital Regional

Em seguida, a comitiva de Helder seguiu para o Hospital Regional de Marabá, para entregar equipamento de ressonância magnética que passa a integrar o Centro de Diagnóstico por Imagem, que é referência em serviços de saúde para mais de 1 milhão de habitantes de 22 municípios da região.

Além do aparelho de ressonância, o Centro de Diagnóstico de Imagens dispõe de equipamento de raios X, tomógrafo computadorizado, arco cirúrgico e outros aparelhos móveis. Para Raphael Castro, supervisor de Aplicações Técnicas Radiológicas, o equipamento vem completar a estrutura da Unidade.

“Possuímos aparelhos de raio-X convencional, tomografia e agora ressonância magnética, que vêm para fechar todo e qualquer tipo de diagnóstico. Isso vai facilitar muito a nossa vida enquanto profissionais técnicos e, principalmente, a dos usuários que vêm fazer os exames de diagnóstico por imagem. Fechamentos de quadros clínicos de difícil acesso para casos Oncológico, neurológicos e articulares”, pontuou o profissional.

Câncer

Segundo o diretor hospitalar do Regional, Valdemir Girato, o novo aparelho deverá começar a funcionar em novembro, com previsão de cerca de 750 exames de ressonância magnética por mês.

“Estamos recebendo esse aparelho e será um grande benefício à população, sem a necessidade de o paciente se deslocar para outro município, inclusive a capital, Belém. O aparelho está instalado em uma sala humanizada e o paciente às vezes pode ficar tenso e desconfortável e com esse ambiente facilita a realização do exame”, informou o diretor.

O governador esteve em outros espaços do hospital, que também devem receber investimentos.

“Também aproveitei para acompanhar os serviços da ala hemodinâmica, que estão sendo realizados, e também já prever para o ano de 2022 o serviço de Oncologia aqui no Hospital Regional, que é um sonho antigo desta população que hoje acaba tendo que se deslocar para o Hospital Regional de Tucuruí. Com isto, fortalecemos a estrutura em saúde da região sudeste do Estado, buscando atender cada vez melhor a população”, destacou Helder. (Portal Debate Carajás, com Agência Pará)

Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!