No dia 27 de janeiro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou o reajuste o piso salarial para professores de todo o país em 33,24%. Com isso, o piso passou de R$ 2.886 para R$ 3.845. No entanto, diversos prefeitos e governadores passaram a defender a inviabilidade do pagamento, mas outros gestores, Brasil afora, agregaram o aumento ao salário dos educadores de imediato.
No Pará, só depois de 40 dias da divulgação do chamado “reajuste do piso” e uma iminência de greve a ser deflagrada pela categoria, nos próximos dias, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou o pagamento do aumento salarial para os professores do Estado do Pará.
A notícia tão aguardada pelos trabalhadores da área da educação foi postada, por volta de 13h, e logo tomou conta das redes sociais. Na gravação, Helder anunciou ainda o envio para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) do projeto de lei que concede aumento salarial de 10,5%, a partir de abril. A proposta também garante o incremento no auxílio alimentação, que deve chegar a R$ 1.000 para os demais servidores.
O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) ainda não se posicionou a respeito da fala de Helder barbalho. A categoria realizou uma Assembleia Geral, chamada “Dia ‘D’ da Educação”, na manhã desta segunda-feira (7), em Belém, porém a decisão da categoria não foi divulgada, porque existem outros pontos de pauta, além do “pagamento do piso”, em questão. (Pedro Souza/Portal Debate)


