Marabá
34°C
Clear sky

Guarda Municipal de Marabá promove exercício cívico-militar na Escola Cristo Rei

A finalidade é levar para o ambiente escolar disciplina, espírito de corpo e dinâmica por meio das apresentações em público, com o mesmo treinamento de alunos de escolas militares
Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de Marabá, após solicitação da direção da Escola Municipal Cristo Rei, realiza desde 2018, o Projeto Ordem Unida, na referida unidade escolar. A finalidade é levar para o ambiente escolar disciplina, espírito de corpo e dinâmica por meio das apresentações em público, com o mesmo treinamento de alunos de escolas militares, despertando entusiasmo e civilidade para os estudantes.

Esses treinamentos de Ordem Unida, como marcha, ordem dos pelotões, alinhamento, toque de corneta e habilidade para desfile, acontecem toda quinta-feira. Todos os anos é posto em prática no desfile de 7 de setembro. Além disso, os alunos em forma recitam o código de conduta da escola, evento que acontece semanalmente, as terças-feiras durante todo o ano na Escola Cristo Rei.

Das diversas funções da Guarda Municipal, o apoio nas escolas é fundamental, apresenta não apenas segurança, mas demonstra exemplos que devem ser seguidos, influenciando e participando dos momentos cívicos como o hasteamento da bandeira nacional, onde alunos, corpo docente e colaboradores da escola entoam os hinos: Nacional, do Pará e do Município.

A influência no estado educacional marabaense e estilo cívico/militar resgatou valores perdidos com o tempo, como entrada e saída dos alunos de maneira ordeira e em fila prestando continência em respeito à autoridade da gestão, ensino e escolha de xerifes e sub xerifes de sala, através de votação para despertar a democracia na juventude, palestras motivacionais e temáticas, entrega de medalhas aos alunos destaques e apresentações do treinamento de Ordem Unida em eventos da escola como Feira de Ciências e exposições de artes, que incentiva e estimula o interesse dos alunos pelo espirito de unidade.

Sem esquecer também das famílias que participam de reuniões de alinhamento para ser apresentado o cronograma anual do trabalho de participação da Guarda Municipal na escola.

Tudo isso por intermédio da Gestão Escolar, representada pela prof.ª Gleide Borges que viu como um diferencial no ensino já praticado nas escolas cívico militares, e que não mediu esforços para oferecer esse modelo educação aos estudantes. (Com informações da GMM)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!