Marabá
34°C
Clear sky

Grupos de Divino Espírito Santo realizam caminhada em Marabá

Procissão foi realizada, neste domingo (1º), nas ruas do Bairro Marabá Pioneira, com a participação de 18 grupos.
Crédito: PMM/Ascom

Neste domingo (1º), dezenas de devotos acompanharam a procissão da 8ª Caminhada dos Grupos de Divino Espírito Santo pelas ruas da Marabá Pioneira. A caminhada reuniu os 18 grupos de Divino existentes na zona urbana e rural de Marabá, no sudeste do Pará.

Os participantes caminharam cantando e fazendo orações ao Divino Espírito Santo em um percurso de aproximadamente 1,5 km. Por onde passavam muitas pessoas se emocionaram com a passagem das bandeiras e da coroa do Divino. O professor Cícero Teresa agradeceu de joelhos, em frente à bandeira do Divino, a graça recebida.

“Desde criança sou devoto e todos os pedidos que faço são atendidos, sempre serei grato ao Divino Espírito Santo pela minha vida e da minha família e quando venho a caminhada sempre me emociono”, relatou o professor.

A funcionária pública Iracilda Orquiza, participa desde 2014 quando ocorreu a primeira caminhada do Divino. Desde então nunca passou um ano sem participar. “Sou devota do Divino assim como toda a minha família, não passo um ano sem participar, é um momento significativo em minha vida”, disse.

Crédito: PMM/Ascom

A Caminhada é realizada pela Associação dos Grupos de Divino Espírito Santo e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Maria Luiza Dias, atual representante dos grupos de Divino, diz que é importante a integração de todos os grupos e a manutenção desta tradição em Marabá.

“Não podemos deixar acabar esta tradição religiosa, é uma imensa gratidão e todo o respeito que cada um de nós temos com o Divino Espírito, fazemos com amor e muita fé”, explica a presidente da Associação.

José Scherer, Secretário Municipal de Cultura, acompanhou a caminhada e falo sobre a importância da manutenção de ações culturais como o dos grupos de Divino. “É importante para Marabá, para os marabaenses, é uma tradição de séculos e nossa cidade só tem a ganhar com a manutenção desta tradição”, disse o secretário de Cultura.

A caminhada encerrou às 18h, com a chegada dos grupos na igreja do Divino Espírito Santo. Dona Lúcia Dias, que coordena um grupo de Divino no bairro de Santa Rosa, estava presente e lá houve uma oração e distribuição de lanches aos foliões e devotos. (Portal Debate, com Victor Haôr/PMM-Ascom)

Secretário de Cultura José Scherer – Crédito: PMM/Ascom

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!