Greve: Professores cobram reajuste de 33,24% em São Geraldo do Araguaia

Categoria acusa o Prefeito Dr. Jefferson (PTB) de se negar a buscar uma solução que encaminhe o término da greve.
Crédito: Redes sociais
Os professores da Rede Municipal de Ensino de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, seguem com as atividades laborais suspensas. O educadores reivindicam o reajuste de 33℅24 anunciado pelo governo federal no dia 27 de janeiro de 2022.
.
O novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) passa a ser de R$ 3.845,63 em todo o Brasil. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), Subsede São Geraldo, o Prefeito Dr. Jefferson (PTB) continua se negando a cumprir a chamada “lei do piso” e não paga o reajuste já concedido pela maioria dos prefeitos Brasil afora.
.
Diante da negativa do gestor, só resta aos educadores, utilizar a ferramenta eficaz empregada contra políticos sem compromisso com a educação: a greve. Segundo o Sintepp, os alunos já estão sem aula há dias, mas o Prefeito continua se recusando a reajustar o salário dos mestres. Nesta tarde de quarta-feira (23), o Sindicato da categoria divulgou um comunicado, nas redes sociais, endereçado aos pais e responsáveis pelos estudantes. LEIA:
COMUNICADO – Senhores pais
O Sintepp informa aos senhores que a greve dos servidores da educação de São Geraldo do Araguaia continua. Estamos tentando de todas as maneiras acabar com essa situação que atrasa o ensino de nosso município, mas não estamos tendo oportunidade de dialogar com o gestor municipal. Sempre que tentamos encontramos barreiras para uma conversa amigável.
Houve uma audiência pública no salão paroquial na noite de segunda-feira, dia 21, com os servidores públicos do município, que de nada adiantou para acabar a greve.
Senhores pais, nós queremos apenas que o prefeito pague o do reajuste de 33,24% no piso salarial de nossa categoria, concedido pelo governo federal. Mas ele tem se negado a referendar o reajuste em nossos salários. Isso tem nos causado prejuízos, uma vez que os preços dos alimentos sempre aumentam e a gasolina disparada a cada dia.
Com isso nosso salário cada dia perde o poder de compra. Assim a gente não consegue sustentar nossas famílias assim como muitos dos senhores também passam por necessidade financeiras. Pedimos a compreensão de todos.
*Prometemos a todos que vamos compensar todos os dias de aulas durante o período em que estamos em greve. Isso garantimos a todos.
TAMBÉM INFORMAMOS AOS SENHORES QUE NÃO ESTÁ SENDO PAGO A TODOS DE NOSSA CATEGORIA:
1. Hora atividade (tempo que a gente gasta em casa para planejar as aulas de seus filhos).
2. Decênio (um direito de reajuste salarial, garantido em lei, que o servidor recebe ao completar 10 anos de serviço público).
3. Promoção horizontal para os trabalhadores que têm pós graduação (incentivo financeiro, garantido em lei, que o educador recebe ao cursar uma pós graduação para aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar a qualidade das aulas ministradas a seu filho).
4. Garantia dos 10% da formação de 280 horas (percentual garantido em lei e pago por outros gestores)
5. Garantia de 17% aos professores que possuem nível superior (Conquista adquirida na última gestão e retirado pelo atual prefeito).
6. Pagamento de 1/6 de férias (esse direito se refere ao recesso de fim de ano).
7. Jornada integral dos professores
Senhores pais e demais moradores, mais uma vez pedimos seu apoio à nossa causa. Seus filhos merecem o melhor de nós e estamos prontos para isso, mas precisamos receber nosso salário reajustado para podermos trabalhar satisfeitos.
Contamos com cada um!
Pode ser uma imagem de 14 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e ao ar livre
Crédito: Redes sociais
O site da Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia, desatualizado há 7 dias, não faz nenhuma menção à greve dos educadores. O Sindicado acusa Dr. Jefferson de se recusar a dialogar com a categoria para se buscar uma solução para o encerramento da greve. O Portal Debate não conseguiu contato com a Assessoria de Comunicação, mas o espaço fica franqueado. Caso o gestor queira se manifestar, a nota será acrescida na matéria. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!