Prefeitura e empresas se unem no combate à covid-19 em Marabá

Os recursos destinados ao combate à pandemia também serviram para o pagamento de mais profissionais da linha de frente | Fotos: Divulgação

Há pouco mais de um ano, desde março de 2020, quando a pandemia da covid-19 chegou a Marabá, a Prefeitura tem priorizado investimentos no combate à doença do novo coronavírus. Só na área da Saúde, a prefeitura ultrapassou os R$ 19 milhões em investimentos provenientes de recursos do município, estado e União e também de emendas parlamentares. O dinheiro vem sendo aplicado em ações que fazem parte da estratégia do município de enfrentamento à pandemia.

A Prefeitura de Marabá montou várias frentes de controle e prevenção à doença, o que demandou investimentos na contratação de profissionais de saúde, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s), compra de medicamentos e a estruturação do Hospital Municipal de Marabá, (HMM). Além disso, a SMS implantou a Central de Testagem da Covid, na Folha 31, para desafogar o HMM e melhor atender à população. A rede de Atenção Básica também está sendo fortalecida para o atendimento às pessoas.

Valmir Moura, Secretário Municipal de Saúde, explica que por causa da evolução da doença foi preciso implantar praticamente novo um hospital exclusivo, se referindo à área covid que foi ampliada de 14 para 65 leitos, ao longo de um ano, inclusive com implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), somando-se aos 20 de Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e 35 de estabilização, que são os leitos clínicos.

Valmir Moura, Secretário de Saúde de Marabá

“Temos dentro desta pandemia tanto recursos do governo federal, quanto do governo estadual, mas o governo municipal tem dado uma grande cota de participação. O governo municipal não tem se eximido de nada no combate à pandemia, tanto no apoio financeiro, como logístico, pra gente lutar contra a pandemia”, esclarece o secretário.

Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá, enfatiza que as parcerias dos governos federal e estadual e sociedade, representada por empresas privadas e até pessoas físicas, têm possibilitado que a prefeitura invista nas melhorias do setor de saúde para o enfretamento da pandemia.

“Tudo isso num esforço comum, conjunto com a sociedade e os governos. Nós criamos uma aba dentro do site da prefeitura que trata especificamente de covid, onde a gente relata lá todos os casos da covid que são tratados. Seja de recuperados, dos casos fatais, seja da incidência de contaminação, da vacinação e principalmente do emprego dos recursos públicos que são destinados para o covid. Lá tem a folha de pagamento específica do covid, licitações que foram feitas pra comprar equipamentos, insumos pra tratar da doença. Então a transparência é fundamental pra que a gente possa deixar a nossa população ciente de todo o investimento, que a prefeitura tem feito, e das ajudas que ela tem recebido para o trato disso”, destaca o vice-prefeito.

A pandemia foi o foco principal dos investimentos

Vale ressaltar que antes de a pandemia chegar ao município, a Prefeitura de Marabá já estava trabalhando na estruturação das casas de saúde, como ampliação do HMM e revitalizações e ampliações de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Equipamentos, insumos dentre outros investimentos, tiveram de ser realocados para ala covid no suporte ao atendimento aos pacientes infectados.

Os recursos destinados ao combate à covid também serviram para o pagamento extra de pessoal, que trabalha na linha de frente.

“Aprovamos uma legislação na câmara muito séria, os vereadores nos ajudaram neste propósito pra que a gente pudesse contratar diretamente profissionais sem maiores burocracia, pra que a gente pudesse cuidar das pessoas. Hoje temos mais de 130 profissionais diretamente vinculados ao covid no hospital municipal”, explica Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá.

Vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias

Doações

As melhorias no sistema de saúde nesse momento pandêmico também chegaram por meio de doações. “Nós temos um engajamento de todos os setores, tanto de setores políticos, estado, município e união, como de parlamentares, da sociedade local, pessoas físicas doando equipamentos. E isso tem contribuído muito para que a gente possa gerenciar todo esse caos gerado pela pandemia”, pondera o vice-prefeito Luciano Dias.

A Prefeitura recebeu doações de luvas, máscaras, inclusive do tipo face shield, bombas de infusão, respiradores, testes rápidos, álcool gel, oxímetros, cilindros de oxigênio, camas e medicamentos. Empresas como a Vale, Sinóbras, Correias Mercúrio, JBS e Souza Cruz, bem como, entidades a exemplo do SENAI foram solidárias.

A Associação Comercial de Marabá, (ACIM) doou medicamentos, além de 462 unidades de álcool em gel, ainda no início da pandemia.

“O comércio vem desde o ano passado contribuído com essa pandemia no sentido de minimizar os impactos. Nós vínhamos fazendo campanha de conscientização, fizemos doações de medicamentos, distribuímos máscaras. Fizemos várias ações, estamos fazendo a nossa parte” enfatiza João Tatagiba, presidente da ACIM.

É importante ressaltar que todos os investimentos feitos durante a pandemia, fez o Portal da Transparência da Prefeitura abrir um seção exclusiva para acompanhamento por parte da população de cada compra feita com as verbas federais, estaduais e recursos próprios. O cidadão pode clicar na figura abaixo. (Secom PMM)

Doação da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!