Governo do Pará garante qualificação para empreendedores

Iniciado na Usina da Paz Guamá no fim do ano passado, já passou pelas UsiPaz do Benguí e Terra Firme, começou nesta segunda, 15, na UsiPaz Jurunas/Condor, e no dia 29 do mesmo mês, chegará na UsiPaz Cabanagem

O projeto Geração Empreende+, do Governo do Pará, é uma iniciativa que visa a capacitação com conhecimentos e habilidades necessários para abrir e gerir com êxito um empreendimento. Em sua primeira edição, o programa qualificou 500 pessoas.

Iniciado na Usina da Paz Guamá no fim do ano passado, já passou pelas UsiPaz do Benguí e Terra Firme, começou nesta segunda, 15, na UsiPaz Jurunas/Condor, e no dia 29 do mesmo mês, chegará na UsiPaz Cabanagem.

Os selecionados ou já têm um empreendimento ou ainda estão na fase de planejamento para iniciar um. Na primeira semana são repassadas noções básicas de empreendedorismo, e na semana seguinte uma mentoria individualizada para negócios. É possível contar com um microcrédito de R$ 2 mil para investir no negócio.

Foto: Amícia Ellen / NucomSeac

O titular da Seac, Igor Normando, confirma que a pasta vem atuando para garantir capacidade de realmente empreender, gerar renda para a família e empregar outras pessoas. “Sem contar que é uma forma também de dar o exemplo de que é possível estar na periferia da cidade e ter a oportunidade de mudar sua vida e a vida daqueles que estão ao seu redor”, justifica o secretário.

Há dois meses, Vanessa Araújo abriu um pequeno negócio de eletrônicos com o namorado e decidiu se inscrever para o Empreende+ com o estímulo de uma amiga que também acabou participando da qualificação. “O objetivo é que você desenvolva a sua empresa, mas quando se chega no primeiro dia de aula você tem uma virada de chave na sua vida que é surreal”, garante a empreendedora.

Foto: Giovanna Piani / NucomSeac

A jovem conta que, por várias vezes, tentou abrir o próprio negócio em diferentes áreas, mas nunca dava certo. “Sabia que alguma coisa estava errada e eu precisava ajustar, entretanto não sabia que ganharia muito mais que conhecimento. A experiência é avassaladora, você entra com o pensamento de que vai ser cheio de coisas teóricas, números e muito falatório sobre coisas que você não entende, mas na verdade é totalmente diferente. A gente sai de lá muito melhor, não só pelo conhecimento nas questões de empreender, mas como pessoa. É uma oportunidade transformadora e o sentimento de gratidão é imenso”, relata. (Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!