Giro Cultural terá shows de Liah Soares e Fruto Sensual em Marabá

Programação terá início no dia 26 de abril

Resgatar elementos importantes da cultura popular e mostrar às crianças e jovens o valor da história de Marabá está entre os objetivos da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) que promove, pelo terceiro ano consecutivo, o Giro Cultural no Museu em alusão ao aniversário da cidade.

Nesta terceira edição, o Giro Cultural vai contar com shows gratuitos da Banda Fruto Sensual e da cantora Liah Soares.

Na sexta, 26, e no sábado, 27, haverá apresentações dos Divinos e Santo Reis, Boi Marabazim e Lendas Amazônicas, durante o dia. No domingo, 28, será o lançamento do livro “O Tucunaré”, da escritora Eliane Soares e do documentário “Serra das Andorinhas”, produzido pela FCCM durante pesquisa arqueológica feita na Vila Santa Cruz, no município de São Geraldo do Araguaia.

Wânia Gomes, presidente da FCCM

“Além dos shows de grande renome, teremos o show da Orquestra Popular Marabá, composta por alunos e bolsistas da Fundação, que apresentarão um grande espetáculo de cordas. Prestigie o evento, prestigie a cultura da nossa cidade, nossos músicos, nossos artistas. Vamos fazer história mais uma vez”, convida Wânia Gomes, presidente da FCCM.

Orquestra Popular

O primeiro dia do Giro Cultural é marcado pela tradição do festejo do Divino Espírito Santo que está entrelaçada com a história de Marabá. Segundo os foliões mais antigos, as primeiras coroas – símbolo maior da divindade – desembarcaram no município no início do século passado, vindo de regiões do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

De acordo com os relatos, era comum ver nas ruas de Marabá as pessoas acompanhando as peregrinações do Divino, que visitavam casa por casa. Essa, inclusive, é uma das tradições que praticamente desapareceu. Outra tradição é o Santo Reis, que está sendo fortalecido pelo evento.

No segundo dia, no período da manhã, as crianças que compõe os projetos da FCCM vivem uma festa de forma lúdica e animada, com a presença do Boi Marabazim e das Lendas Amazônicas que saem de dentro do Museu Municipal Francisco Coelho e fazem a festa na Praça Duque de Caxias.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!