Garimpeiros: Justiça determina liberação da BR-158 no sudeste do Pará

Crédito: Reprodução

A Justiça Federal determinou no final da tarde desta quarta-feira (23) a liberação da rodovia BR-158, próxima ao município de Redenção, no sudeste do estado. A estrada estava interditada há quatro dias por garimpeiros que pedem a regularização da atividade na região.

Segundo a decisão do juiz federal Francisco Antônio de Moura Júnior, a interdição da estrada causa prejuízo para a coletividade. Caso a avenida não seja desobstruída imediatamente, o juiz determinou a prisão de quem resistir a sentença, além da apreensão de todo maquinário utilizado no protesto.

Antes da decisão, os manifestantes chegaram a liberar a rodovia, em ambos os sentidos, a cada 12 horas. Os garimpeiros criticam uma operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) realizada no sudeste do estado. Na ocasião, os manifestantes contam que os agentes ambientais queimaram máquinas utilizadas em garimpo ilegal.

O grupo pede ainda que a atividade seja legalizada em terras indígenas e que os materiais apreendidos não sejam destruídos. Em nota, o Ibama disse que, pela segurança da operação e dos servidores, as ações do órgão serão mantidas em sigilo.

Fonte: G1 – Pará

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!