Gafanhoto três vezes maior do que o normal preocupa Argentina

Nova espécie de gafanhoto que apareceu na Argentina é três vezes maior do que o normal

O Senasa (Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina) decretou alerta fitossanitário ontem por conta da incidência de uma nova espécie de gafanhoto, que é quase três vezes maior do que as que normalmente circulam pelo país.

Mais conhecida popularmente como tucura quebrachera, o nome científico da praga é Tropidacris collaris. O alerta vai até 31 de março de 2021 e tem como principal objetivo implementar medidas, junto aos produtores, para diminuir o impacto dos insetos.

De acordo com o Senasa, os tucuras são insetos que “comem muito, alimentando-se de quase todas as plantas, incluindo plantações, pastagens e flora nativa”.

Por causa disso, os especialistas apontam que eles “podem afetar a atividade agropecuária de forma direta e a pecuária de forma indireta, pois reduz a disponibilidade de recursos forrageiros”.

A praga vem avançando nas províncias de Santa Fé, Entre Ríos, San Luis e em Pergamino, Buenos Aires. Já nas províncias de Córdoba, Santiago del Estero, Santa Fé, Catamarca, Chaco e Salta houve aumento populacional. Os insetos já causaram danos às lavouras de soja, milho, algodão e sorgo, além de matas nativas e pastagens.

Fonte: UOL

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!