Funcionários suspeitos de fraudar empréstimos da Vale são demitidos em Parauapebas

O estelionato estaria ocorrendo através da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social Valia.
Foto: Agência Vale

PARAUAPEBAS (PA) – Durante a semana, diversos funcionários da Vale foram demitidos do quadro funcional da empresa por suspeitas de fraude na Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social Valia. Uma espécie de sistema bancário de empréstimo de dinheiro da própria da empresa para funcionários com o desconto na folha salarial do empregado.

De acordo com apurações do Portal Papo Carajás, o golpe já foi confirmado. Os demitidos tentaram quitar a Valia usando métodos bancários fraudulentos, mas algum deles, fizeram mais de um empréstimo diante de uma “brecha” para fraudar o sistema da mineradora e a “casa caiu”.

A Vale já estava monitorando os golpes há algum tempo e após a constatação dos crimes de formação de quadrilha, estelionato, entre outros ilícitos, os advogados da empresa deram entrada nos processos criminais ainda no mês de fevereiro de 2024 na 1ª Vara Civil e Empresarial de Parauapebas.

As primeiras informações indicam que mais de 140 funcionários de diversos projetos de trabalho da Vale em Parauapebas e Canaã dos Carajás serão demitidos. Os desligamentos poderão alcançar um número maior, pois existe a suspeita da participação de muito mais funcionários no esquema fraudulento.

Instada a se pronunciar sobre o episódio, a assessoria de imprensa da Vale emitiu a seguinte nota: “A Vale não comenta relações contratuais de trabalho com seus empregados”. Nos bastidores da multinacional, existe o burburinho de que o “jacaré ainda vai comer muita gente”. (Portal Debate, com Portal Papo Carajás)

Trem de Passageiros da EFC completa 30 anos de operação - Rádio Arara Azul  I Parauapebas
Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!