O árbitro de vídeo (VAR) deve ser utilizado em todas as partidas do Campeonato Paraense de 2025. O dirigente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, declarou isso em entrevista. De acordo com ele, a organização está em fase de compra dos dispositivos necessários para introduzir o VAR já na próxima edição do campeonato estadual.
“Nosso objetivo é colocar o VAR em todos os jogos do estadual, absolutamente todos. Para tal, estamos criando uma tecnologia exclusiva e comprando dispositivos de VAR no mercado. Estamos entrando na etapa decisiva deste projeto”, afirmou o presidente.
O Campeonato Paraense de Futebol já emprega o VAR, mas somente em jogos específicos. Hoje em dia, apenas os clássicos Re-Pa e as finais do torneio utilizam o recurso.
Inclusive, o VAR foi motivo de controvérsia na edição deste ano do Parazão. Depois do primeiro jogo da final, entre Remo e Paysandu, a direção do Leão pediu à FPF que gravasse as conversas durante o jogo. O pedido foi feito após o árbitro Djonaltan Costa de Araújo ter sido designado para operar o VAR, que foi aplicado em situações específicas, como revisões de expulsões e penalidades.
No entanto, a Federação negou parcialmente o pedido. Primeiramente, a FPF limitou o acesso à gravação à presença de representantes do clube na sede da organização, acompanhados por um integrante do comitê de arbitragem. No entanto, o Remo recorreu à Justiça Desportiva e conquistou o direito de acessar os áudios. (Com Roma News)