Forças federais destroem maquinários em garimpos ilegais no Pará

A operação foi realizada no município de Jacareacanga, no sudoeste do estado
Crédito: Reprodução

Forças federais  deflagram operação contra garimpos ilegais em áreas de terras indígenas no município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Durante a ação, foram destruídos maquinários e outros materiais usados na atividade clandestina, que causa danos irreversíveis ao meio ambiente. O trabalho foi realizado nesta quinta-feira (23).

A operação mirou a exploração garimpeira em áreas localizadas ao longo da cabeceira do Rio Kabitutu. Em 2020, essa mesma região foi alvo de uma grande operação que resultou na destruição de 20 retroescavadeiras usadas na extração não permitida de minérios.

A região é uma área protegida por legislação federal. Naquela ocasião, não houve prisão e os garimpeiros utilizaram a mesma estratégia desta quinta-feira, tentando esconder nas matas os maquinários usados na extração clandestina de ouro.

Em áudios compartilhados por grupos de Whatsapp garimpeiros avisavam uns aos outro sobre a ação dos federais e orientavam para que máquinas e equipamentos fossem escondidos na floresta para evitar que fossem destruídos na ação policial. Em um dos áudios é possível ouvir alguns disparos, possivelmente de arma de fogo.

No entanto, os equipamentos foram descobertos e destruídos. As ações de combate a garimpos e desmatamentos ilegais em área indígenas e protegidas por lei seguem e fazem parte da Operação “Guardiões do Bioma”. (Com informações do Native News Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!