Forças de segurança buscam criminosos envolvidos em explosões de bancos no Pará

O caso aconteceu durante esta madrugada. Assaltantes em carros chegaram atirando nas vidraças até as estruturas caírem e, em seguida, explodiram caixas eletrônicos.
Créditos: Reprodução

O Governador do Pará, Helder Barbalho, informou pelas redes sociais na manhã desta quarta-feira (30) que as forças de segurança estão atrás do “bando que assaltou uma agência do Banpará e da Caixa Econômica Federal” no município de Garrafão do Norte, região nordeste do Pará.

O caso aconteceu durante esta madrugada. Assaltantes em carros chegaram atirando nas vidraças até as estruturas caírem e, em seguida, explodiram caixas eletrônicos. Não há registro de feridos. De acordo com Helder, até mesmo o esquadrão antibombas da Polícia Militar (PM) foi encaminhado ao local do crime, junto com os demais órgãos de segurança do Estado.

Confira o pronunciamento do governador na íntegra:

“Uma operação integrada das Forças de segurança do estado já está em busca do bando que assaltou uma agência do Banpará e da Caixa Econômica Federal, em Garrafão do Norte, na madrugada desta quarta-feira (30). Todo reforço necessário das forças de segurança já foi enviado para o local, inclusive o esquadrão antibombas da PM”.

Novo cangaço 

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Pará, há muito tempo não era registrada uma ação como essa, conhecida popularmente como “vapor” ou “novo cangaço”.

A vice-presidente do sindicatos dos bancários e bancária do Banpará, Vera Paoloni, conta que a ação dos criminosos aconteceu em duas agências, uma da Caixa Econômica e outra do Banpará. As duas ficam localizadas em um bairro central da cidade e na mesma avenida, 7 de Setembro. Em uma delas, no Banpará, havia um vigilante que não teve oportunidade de ação durante o crime.

“Essa agência tem a política de manter sempre um vigilante. Ele estava lá quando começou o assalto, mas não tinha como fazer nada. Ele se protegeu e não ficou ferido. Agora, a gente vai orientá-lo a prosseguir com um Cate – Comunicação por Acidente de Trabalho, porque, ainda que ele não tenha se ferido, pode haver aí algum trauma, então é melhor tomar providências. Na outra agência não tenho informação se havia algum vigilante”, comenta Vera Paoloni.

Vera explica o modo de ação dos criminosos: eles chegaram atirando continuamente até as vidraças dos estabelecimentos cederem. Em seguida, explodiram os caixas. Informações de uma rádio local menciona também que viaturas da polícia e a delegacia da cidade também foram alvos de tiros, de modo a assustar os moradores e dificultar a ação policial.

“Deu um estouro grande, eu pensei que ia cair aqui de cima de casa”, comenta um morador próximo de um dos bancos, em vídeo que circula pelas redes sociais e mostra o momento em que um carro (não fica nítido se cinza ou prata) está parado em frente à agência. Muita fumaça aparece no local. (Com informações de O Liberal)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!