Depois de muita dedicação, horas de trabalho árduo e alguns fracassos no meio do caminho, finalmente um grupo de estudantes conseguiu lançar um foguete ao espaço. Essa é a primeira vez que um projeto idealizado apenas por estudantes alcança tal feito. O primeiro time de estudantes a projetar, construir e lançar um foguete no espaço sideral com sucesso foi o grupo do Laboratório de Propulsão de Foguetes da Universidade do Sul da Califórnia (RPL).

O lançamento aconteceu na manhã do dia 21 de abril deste ano, no Spaceport America, no estado do Novo México. Depois de decolar, o foguete Traveler IV alcançou a altura de 103.571 metros, com uma variação de 5.120 metros. Isso faz com que o foguete se torne o detentor do recorde de maior altitude alcançada por um foguete idealizado por um estudante. O foguete ainda conseguiu atingir mais de 17 gramas em sua velocidade máxima de 5.452 quilômetros por hora.

“Podemos dizer com 90 por cento de certeza que o último spaceshot do RPL, Traveler IV, passou a linha de Kármán, a fronteira reconhecida entre a atmosfera e o espaço da Terra”, disse Neil Tewskbury, oficial de operações do RPL, em declaração.

Fatos Desconhecidos