Floresta do Araguaia se destaca nacionalmente com a produção de abacaxi

Cerca de 7 mil famílias são beneficiadas com o manejo do fruto, que movimenta mais de meio bilhão de reais anualmente

Além de ser saboroso e uma excelente fonte de vitaminas, o abacaxi vem movimentando a economia paraense. No ranking nacional, o Estado está em primeiro lugar, com cerca 20% do cultivo nacional. A produção se destaca, especialmente, no município de Floresta do Araguaia, que responde por 74% dos abacaxis plantados na região. São mais de 270 mil toneladas de oportunidades, anualmente.

A colheita da fruta é demorada, gira entorno de 1 ano e 9 meses após o plantio. De acordo com a prefeitura de Floresta do Araguaia, a estimativa de famílias beneficiadas gira entorno de 7.000. A família do produtor Gilber Machado é uma das que trabalham diariamente para este resultado positivo.

“O solo daqui é ideal para o plantio, pois tem pedras pequenas, pedregulho, além da terra, que é o exatamente a que o abacaxi gosta. Graças a Deus, temos de levar um abacaxi de qualidade ao mercado, de primeira qualidade. Nós usamos produtos que são passados pela Emater, então são frutas de primeira qualidade, para chegar à comercialização”, enfatizou o microempresário.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), a safra do produto tem pico no mês de dezembro. É justamente neste período que o tráfego de caminhões carregados do produto sai em direção a todas as regiões do Brasil. Esse cenário cooperação ativamente para a geração de empregos.

Mas para que isso ocorra de forma legal e segura, os agricultores vêm recebendo apoio da EMATER na emissão de documentos e nas orientações, conforme explica o técnico local da Emater em Floresta do Araguaia, Richard Castro.

“A Emater é responsável por conscientizar o produtor, falar sobre políticas públicas. Quando ele está com o CAF na mão, ele vai acessar o crédito rural, vai participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), vai abrir uma conta no banco”

Investimentos

Em 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), repassou R$ 250 mil via convênio, para a prefeitura de Floresta do Araguaia realizar a licitação e compra do equipamento para a agroindústria da Cooperativa dos Agricultores de São Francisco (Cooasafra), onde funciona uma agroindústria que atende centenas de agricultores do município. A cooperativa também recebeu financiamento do Crédito do Produtor via Sedeme/Banpará no valor de R$ 635 mil, além da expansão da rede trifásica de energia: 12 km de rede, implantada pelo Governo do Estado, com 550 mil de investimento para atender a agroindústria.

Reconhecimento

O Governo do Estado também investiu em obras que promovem o lazer. Em Floresta do Araguaia o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou no último dia 10 de janeiro, a “Praça do Produtor” para os mais de 22 mil habitantes do município. O novo espaço de lazer possui modernos equipamentos, academia ao ar livre, playground, fontes luminosas, lago ornamental, estacionamento, monumentos históricos, trazendo qualidade de vida para quem mora ou visita Floresta do Araguaia. (Com Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!