Durante o dia de sábado (30), cerca de de 300 pessoas participaram do 1º Encontro de Ferroviários em Marabá, no conhecido do “Clube da Vale”, localizado na Folha 17, núcleo Nova Marabá. O evento teve como objetivo reunir os amigos e antigos colegas de trabalho que não se encontravam, muito deles, há mais de trinta anos. 

O encontro foi uma iniciativa dos próprios ferroviários. Vários deles foram pioneiros na Estrada de Ferro Carajás (EFC), atuando no trem de carga de minério e também na locomotiva de passageiros desde meados dos anos de 1980. “O trabalho dos ferroviários ajudou a desenvolver as regiões Sudeste e Sul do Pará durante mais de trinta anos”, narrou o ferroviário Lira Mourão.

No Encontro de Ferroviários em Marabá, os convidados saborearam um delicioso churrasco, regado a um gostoso bate-papo, acompanhado de cerveja e refrigerantes bem gelados. As lembranças de décadas de trabalho, as ‘patotas’ e ‘mancadas’ foram relembradas com muitos sorrisos e abraços. “Rever os amigos é sempre muito gratificante”, disse Juscelino Bezerra, um dos organizadores do evento.

Ferroviários aposentados e da ativa, vindos de Imperatiz, Açailândia e São Luís (MA), Serra dos Carajás, Parauapebas e Marabá (PA) e Brasília (DF), participaram da festa. No almoço, foi servido um buffet, a cargo do Espaço Fogo de Chão, para os ferroviários, familiares e convidado.

Pedro Souza