Marabá
30°C
Clear sky

Exército apreende caminhão com madeira ilegal no interior do Pará

Carga foi abandonada na rodovia BR-163, na altura do distrito de Moraes de Almeida, em Itaituba.
Caminhão foi apreendido pelos militares (Ascom Comando Conjunto do Norte)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Um caminhão carregado com madeira ilegal foi apreendido pelo Comando Conjunto do Norte (CCJN), no distrito de Moraes de Almeida, em Itaituba, sudoeste do Pará.

Os militares encontraram o veículo abandonado em via pública e acionaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e o Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão responsável pelos procedimentos competentes. O condutor do veículo não foi localizado.

Militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, durante patrulhamento motorizado na região, identificaram o caminhão carregado com madeira na rodovia BR-163. Eles apreenderam o material e aguardaram a chegada dos agentes do Ibama, que fizeram a análise das documentações do material apreendido.

O Comando Conjunto Norte é formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte.

“Operação Samaúma”

A Operação Samaúma, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ambiental, ocorre em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, mediante requerimento do Governador, em outros sítios do estado.

Todas as atividades ocorrem em conjunto com órgãos e agências de proteção ambiental e de segurança pública.

Conforme o decreto número 10.730, de 28 de junho de 2021, a atuação dos militares do CCJN, que iniciou dia 28 de junho, ocorre nos municípios paraenses de Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, São Félix do Xingu e Trairão e seguem até o dia 31 de agosto de 2021.

O nome da Operação homenageia a árvore conhecida como rainha da Amazônia, que guarda e distribui água para outras espécies e também pode ser chamada de mafumeira, sumaúma e kapok. (O Liberal)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!