EXCLUSIVO: Micro-ônibus de acidente foi flagrado em ultrapassagem irregular na PA-150

Veículo colidiu de frente contra uma carreta bitrem. Acidente vitimou 12 pessoas, incluindo os dois motoristas
Na esquerda, micro-ônibus realizando ultrapassagem irregular no último sábado; na direita, veículo destruído após acidente fatal na manhã de sexta, menos de uma semana depois

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — O Portal Debate recebeu, com exclusividade, uma imagem que mostra o momento em que o micro-ônibus Marcopolo/Volare W7 ON, cor branca, placa OYC-7B00, realiza ultrapassagem irregular de uma carreta, em faixa contínua e próximo a uma curva, na PA-150, entre Jacundá e Marabá. A foto data do último sábado (18), e menos de uma semana depois, na manhã de sexta-feira (24), o mesmo veículo colidiu frontalmente contra um bitrem próximo à Morada Nova, vitimando 12 pessoas.

Segundo o motorista que fez o flagrante, em contato com a reportagem do diário de notícias, o micro-ônibus vinha realizando manobras irregulares ao longo de vários dias.

Em áudio encaminhado à redação, o motorista, que pediu reserva de nome, conta que utiliza o trecho quase diariamente, pois trabalha em uma vila de Jacundá. “Eu registrei várias irregularidades desse cidadão aí, ultrapassando em faixas contínuas e curvas. Uma hora eu pensei: vou tirar pelo menos uma foto. Caso aconteça alguma coisa na estrada, pelo menos tenho uma prova aqui”.

Ainda segundo o condutor, as ultrapassagens do motorista do micro-ônibus eram de dar ‘frio na barriga’. “Olha no que deu aí. Esse negócio de ultrapassagem é muito perigoso”, finalizou o motorista.

Testemunhas relataram à imprensa, após o acidente fatal, que o motorista do micro-ônibus de fato estava realizando ultrapassagens pouco antes da tragédia. Uma motociclista narrou à TV Liberal, em reportagem veiculada no Jornal Nacional, que o micro-ônibus a ultrapassou em alta velocidade, quase causando acidente.

“[O micro-ônibus] estava correndo muito e me jogou para o acostamento. Então, um quilômetro depois, veio a colidir. Deus me livrou, mas infelizmente aconteceu esse trágico acidente”, relatou, consternada.

Sobre o acidente

Era por volta das 7h30 de sexta-feira (24/3) quando o acidente ocorreu. As causas ainda estão sendo apuradas pela perícia, mas no momento da tragédia, a pista estava molhada, pois chovia forte no local.

Conforme informações da prefeitura municipal de Marabá, nove pessoas morreram no local e três a caminho das unidades de saúde. Entre os sobreviventes, estão uma senhora de 60 anos, que está consciente e uma criança de 3 anos, que teve fratura no fêmur e passou por cirurgia.

O veículo de passageiros saiu de Marabá com destino a Tucuruí. A capacidade era para 17 pessoas, mas a Polícia Civil divulgou que a lotação do micro-ônibus era de 18 passageiros no momento da colisão. Já o caminhão bitrem estava com duas pessoas. A força da colisão deixou destroços na pista e alguns corpos foram arremessados do veículo. Os dois motoristas morreram.

A Agência de Controle e Regulação dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) disse que o micro-ônibus estava autorizado a realizar o transporte intermunicipal e tinha certificado de vistoria.

Identidade das vítimas

  1. Edielei Ferreira
  2. Euvaldo Ribeiro
  3. Jose Alves da Silva
  4. Edina Silva dos Santos
  5. Maria da Cruz Alves de Sousa
  6. Jandenira Moreira de Oliveira
  7. Rayane Lopes Gomes
  8. Bebê do sexo feminino
  9. Gracilene Paiva da Silva
  10. Clediuza Soares Araújo dos Santos
  11. Evandro Silva Freitas
  12. Miriam Lopes Soares

(Cobertura e Reportagem: Vinícius Soares/Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!