MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — A ex-primeira-dama de Marabá, Dalva Furtado Veloso, viúva do médico e ex-prefeito Geraldo Mendes de Castro Veloso, faleceu neste sábado (10), aos 87 anos de idade. A reportagem do Portal Debate não obteve informações sobre a causa da morte da matriarca da família Veloso. O velório será realizado no Salão da Paróquia da Igreja de São Félix de Valois, em frente ao Estádio Municipal Zinho Oliveira, na Marabá Pioneira.
A psicóloga Tábata Veloso, esposa de Manoel Veloso, um dos filhos de Dalva, compartilhou em suas redes sociais uma homenagem à sogra, publicando uma foto ao lado dela com a legenda: “Minha sogra, que Deus a receba de braços abertos nesta nova etapa da sua existência! Obrigada por tanto, vá em paz”.

Nascida em 29 de outubro de 1936, em Breves, no Arquipélago do Marajó, Dalva Veloso era mãe de quatro filhos: Dário Furtado Veloso, engenheiro civil; Manoel Veloso, médico cardiologista; Renato Veloso, jornalista e administrador (in memoriam); e Cristina Veloso, nutricionista. Ela viveu quase 40 anos de casamento com Dr. Geraldo Veloso, a quem conheceu em sua cidade natal. O casal chegou a Marabá no ano de 1963.
Em 2018, Dalva Furtado Veloso teve sua pensão vitalícia suspensa pelo prefeito Tião Miranda. A decisão atingiu seis ex-prefeitos e vice-prefeitos de Marabá, que, juntos, recebiam cerca de R$ 100.000,00 mensais dos cofres municipais. Entre os atingidos pela medida, além de Dalva, estavam Benedito de Orlando Aguiar, Paulo Bosco Rodrigues Jadão, Hamilton de Brito Bezerra, José Brasil Araújo e Maria Eunice Almeida Botelho.
Após a publicação desta matéria, a Prefeitura de Marabá emitiu nota de pesar por meio da qual “lamenta profundamente o falecimento da ex-primeira-dama do município, Dalva Furtado Veloso, viúva do médico e ex-prefeito Geraldo Mendes de Castro Veloso, aos 87 anos. Ela faleceu neste sábado (10).”
A Prefeitura decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da matriarca da família Veloso. “Neste momento de tristeza e dor, a Prefeitura se solidariza aos filhos, demais familiares e amigos da ex-primeira dama Dalva Veloso”, finaliza a nota da PMM. (Portal Debate)

Matéria atualizada às 23h01 de 10 de agosto de 2024


