Povos indígenas da etnia Kaiapó recebem atendimento médico em 4 aldeias no Pará

Serviço de saúde atendeu moradores das aldeias Jabúi, Pykatoti e Pyngraiti, da etnia Kaiapó, às margens do Rio Tapajós, em Itaituba.
Serviços de saúde e coleta de material para pesquisa fazem parte da Expedição "Saúde por todo Pará em territórios indígenas" - Crédito: Agência Pará

Nesta segunda-feira (22), uma expedição de serviço de saúde público, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), atendeu moradores das aldeias Jabúi, Pykatoti e Pyngraiti, da etnia Kaiapó, na área do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós, localizada na zona rural de Itaituba, na região sudoeste do Pará.

A expedição teve como objetivo realizar diagnósticos epidemiológicos e traçar um perfil da situação de saúde das comunidades indígenas, para que sejam implementadas políticas de saúde que atendam às demandas mais prioritárias desta população, a UFPA levou, em parceria com a Sespa, profissionais de saúde e um laboratório para os territórios indígenas.

Na equipe médica, estava presente a médica indígena Eli Baniwa, da UFPA. De acordo com a profissional de saúde, trabalhar pela saúde dos povos indígenas é a realização de um sonho. “Queremos entender como os territórios indígenas reagem a uma infecção como a Covid-19. Fazemos perguntas sobre os sintomas prevalentes na população, se houve agravamento, se alguém faleceu por conta da doença, se há comorbidades relacionadas, entre outras”, informou a pesquisadora.

O Estado do Pará apresenta uma das maiores diversidades étnicas do Brasil, onde existem mais de 55 etnias, com aproximadamente 60 mil indígenas, falantes de três dezenas de idiomas dos troncos linguísticos: Karib, Macro jê, Pano, Nheengatu, Tupi, Juruna, Munduruku, entre outras. (Portal Debate Carajás, com Agência Pará)
A médica Eli Baniwa, da UFPA, trabalhando pela saúde de seu povo: um sonho realizado – Crédito: Agência Pará

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!