Estudantes participam da 1ª Mostra de Robótica das Escolas Públicas de Marabá

Com apresentação de alunos de 9 escolas públicas, iniciativa estimula estudo prático e científico a partir deste ramo educacional e tecnológico
Créditos: Reprodução

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – Ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), na Escola Estadual de Ensino Médio Rio Tocantins, a Primeira Mostra de Robótica Educacional das Escolas Públicas de Marabá, cujo objetivo é disseminar a metodologia de ensino que trabalha o estudo prático com o científico através da robótica educacional.

A programação contou com a apresentação de alunos de nove escolas públicas que expuseram projetos de robótica e campeonato de futebol de robôs feitos com material reciclável e com itens dos KITs de robótica entregues pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) para o desenvolvimento dos projetos. No total, foram 28 projetos apresentados pelos alunos.

A coordenadora Elesandra da Cunha, do Núcleo Tecnológico de Educação (NTE) Marabá, é uma das responsáveis pela mostra, e falou sobre o processo de desenvolvimento dos projetos, que envolve professores e estudantes. “O professor é o orientador e provoca o aluno a refletir desde a pesquisa, inclusive os erros e acertos das experiências, até chegar ao produto final”, afirmou.

A aluna Kammilly Victória, do 2º ano da escola, contou sua experiência de estar atuando em um projeto de robótica, falando dos desafios e satisfações. “Eu gostei de ver na prática o que geralmente aprendemos só na teoria, assim a aprendizagem se torna mais didática e participativa. O que eu mais acho interessante é a habilidade que desenvolvemos para resolver problemas que vão surgindo durante a trajetória”, disse Kammilly.

Kammilly também falou sobre a expectativa para o futuro. “Espero que após esse projeto nós possamos ir além da robótica. Eu gostaria até de tentar um projeto na área da saúde, já que essa parte me cativa muito e espero que com a mostra chamemos atenção para mais alunos ingressarem no clube, porque existem várias pessoas que são brilhantes e só precisam de uma oportunidade para demonstrarem seu potencial”, concluiu.

Desde 2021, o Núcleo Tecnológico de Educação Pará orienta as escolas de Marabá a realizarem projetos com a abordagem STEAM (metodologia de ensino que trabalha o estudo prático com o científico), objetivando a participação na TechCamp Pará, onde a maioria dos projetos envolvem robótica.

Em 2022, a Secretaria de Estado de Educação iniciou, através da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE/NTE) Belém, a formação específica de robótica educacional e 8 escolas de Marabá haviam inscrito 16 professores para a formação. Neste ano, mais 8 escolas com 34 professores estão realizando o curso com o NTE Marabá, em parceria com o IFPA Campus Industrial de Marabá. A amostra é a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, sob orientação dos professores participantes do curso de 2022/2023 de Robótica Educacional.

Robótica educacional é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção, com atividade que envolve a teoria e a prática, instigando os alunos a questionarem o que sabem e a explorar o que eles ainda não entendem. Os alunos aperfeiçoam o desenvolvimento cognitivo e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala, desenvolvendo assim, a Cultura Maker, ‘faça você mesmo,’ e a consciência sócio ambiental. (Com informações da Ascom Seduc)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!