Alunos de Marabá participam de campeonato estadual de robótica

O IV TechCamp Pará Profª Socorro Braga ocorre entre os dias 26 de outubro a 10 de dezembro de 2021
Alunos da Escola Acy Barros - Crédito: Reprodução

IV TECHCAMP PARÁ – Alunos da Escola Acy  Barros e Colégio Militar Rio Tocantins participam do campeonato de robótica da IV TechCamp Pará Profª Socorro Braga. O evento teve início no dia 26 de outubro e vai até 10 de dezembro de 2021. Pela primeira vez, em 4 anos, estudantes pertencentes a 4ª Unidade Regional de Educação (4ª URE), em Marabá, disputam os jogos.

A edição de 2021, ocorre de forma on-line, com apresentação do guia de orientações; momentos formativos e treinamentos nas arenas, através da plataforma  Meet, em Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). O campeonato acontece na Arena 1 (NTE Belém); Arena 2 (NTE Bragança) e Arena 3 (NTE Benevides). O campeonato se encerrará  no dia 10/12/2021 e conta com a participação de 31 equipes. Seis times são de Marabá e os jogadores são orientados pelos professores formadores do NTE/Marabá.

A premiação será dividida entre as três melhores equipes. A pontuação ficará a cargo de uma comissão avaliadora. O professor orientador também receberá a premiação.  Todos os participantes serão contemplados com certificados de participação e medalhas para os alunos. O último dia de jogos será transmitido através do canal do You tube da CTAE:  https://www.youtube.com/c/CTAESEDUCPARA.

A IV TechCamp Pará Profª Socorro Braga recebeu esse nome em homenagem a professora Maria do Socorro Braga Reis, coordenadora do NTE/Bragança, que faleceu vítima da Covid em 19 de abril de 2021. O evento tem por objetivo divulgar, valorizar, apoiar e fomentar a disseminação de práticas educacionais voltadas à aprendizagem ativa de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na rede pública de educação básica do Estado do Pará.

O TechCamp Pará faz parte de um projeto maior – TechCamp Brasil – que é uma parceria com o Departamento de Estado dos EUA, a Embaixada dos EUA no Brasil e  o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC/USP). No Pará, o projeto é de responsabilidade da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE/SEDUC), atualmente sob a coordenação de Jó Elder Vasconcelos, o campeonato é orientado pelo professor Rafael da Luz Herdy e Adriana Barros.

Já em Marabá, o NTE está sob a coordenação atual da Profª Elesandra Cunha e 3 formadores Janaina Ayres, Maria Luciléa Rodrigues e Vandilamar Gatti, todas especialistas nas tecnologias aplicadas à educação. Os NTEs têm um importante papel na formação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias como recursos pedagógico principalmente nesse momento de pandemia da covid-19. (Portal Debate Carajás)

Equipe do Colégio Militar CMRIO – Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!