Estiagem mata gados na zona rural de Nova Ipixuna

Por conta do calor e da falta de chuva, os pastos estão secos, o que causa dificuldades para os pecuaristas manterem seus rebanhos, que estão magros e debilitados.
Crédito: Redes Sociais

A seca no PA Agro extrativista Praialta e Piranheira, assim como na região da Massaranduba, zona rural de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, tem prejudicado a criação de gados. Vacas, bois e bezerros estão morrendo em decorrência da falta de pasto e água.

Por conta do calor e da falta de chuva, os pastos estão secos, o que causa dificuldades para os pecuaristas manterem seus rebanhos, que estão magros e debilitados. Enquanto a seca persiste, a expectativa dos criadores é que a chuva venha para evitar maiores perdas. A previsão, porém, é de mais dias secos e quentes, com temperaturas de até 37ºC na região sudeste do Pará.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Nova Ipixuna, o vereador Eduardo Rodrigues da Silva (PT), conhecido como “Eduardinho”, esta é a primeira vez que a cidade se encontra em uma situação tão crítica. Ele também enfatizou que a perda dos gados tem prejudicado a principal fonte de renda dos trabalhadores, que é a produção do leite.

Ainda conforme Eduardo Silva, a região toda da cidade de Nova Ipixuna foi afetada pela seca. Ele também informou que a Câmara de Vereadores está com projetos de fazer capineira e açude, para ajudar nesta estiagem.

“Esse ano de 2023 foi muito castigado pela estiagem. A estratégia da Defesa Civil nesse caso é tentar colocar o município em situação de emergência, para que a gente possa receber tanto do Governo do Estado como do Governo Federal algum tipo de resposta”, disse o Coordenador da Defesa Civil, Jeferson Alves de Oliveira. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!