Escolas públicas do Pará são as piores do Brasil

O Jornal O Globo, publicou uma matéria, nesta sexta-feira (1º), abordando o problema da enorme quantidade de escolas com o prédio ruim.
Escola Licio Solheiro em Brejo Grande do Araguaia, no sudeste do estado. Foto: TV Liberal/Reprodução

EDUCAÇÃO – De acordo com uma matéria do Jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira (1º), O Pará tem as piores escolas em relação aos equipamentos de infraestrutura. O jornal considerou 30 aspectos relatados pelas escolas ao Censo Escolar de 2023, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para o levantamento, foram consideradas escolas das redes municipais, estadual e particular. No Pará, 8.643 são de responsabilidade dos municípios, 977 de responsabilidade do governo do Estado e 947 são escolas privadas. No Pará, o problema das escolas estaduais vai muito além dos problemas na infraestrutura, pois falta professores, a merenda escolar é de péssima qualidade, o transporte escolar não funciona entre outros problemas.

Segundo o levantamento, 27 mil unidades de ensino mais mal equipadas do país (15% de todas as escolas), 75% estão em área rural. No Pará, entre as escolas na área rural, 6.557 são de responsabilidade dos municípios e 261 de responsabilidade do Estado. 2,5 mil escolas não possuem nenhum dos 16 aspectos analisados pela nova ferramenta de O Globo. Elas estão (1,8 mil) majoritariamente na região Norte.

Veja a lista por estado:

Pará – 995
Maranhão – 434
Acre – 409
Amazonas – 190
Roraima – 190
Bahia – 151
Amapá – 36
Pernambuco – 27
Piauí – 21
Minas Gerais – 18
Rondônia – 6
São Paulo – 6
Tocantins – 6
Rio Grande do Sul – 4
Rio Grande do Norte – 3
Santa Catarina – 3
Alagoas – 2
Ceará – 2
Mato Grosso do Sul – 2
Paraná – 2
Sergipe – 2
Paraíba – 1

Uma série de aspectos são analisados, como a estrutura física, a existência de biblioteca, de acessibilidade para crianças com deficiência, laboratório de informática, climatização das salas de aula, e até mesmo o acesso à água potável na unidade de ensino. O Censo também levanta questões como a formação dos professores, média de alunos por turma, remuneração média dos docentes, entre outras questões. (Portal Debate, com Ponto de Pauta)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!