Primeira formatura do Ensino Médio Integral em Marabá

A Escola Estadual de Ensino Médio Integral Plínio Pinheiro realizou a primeira formatura de alunos concluintes do Ensino Integral, em Marabá, no sudeste do Pará. A cerimônia ocorreu nas dependências da Escola Municipal Judith Gomes Leitão, localizada na Marabá Pioneira, às 20h30 de sábado (11), com a participação de estudantes das turmas de terceira série, resgatando uma atividade pedagógica muito importante na vida da comunidade escolar. 

Equipes de professores da Escola Plínio Pinheiro

O evento festivo contou com a participação de centenas de alunos, familiares e servidores. A representante da 4ª Unidade Regional de Ensino, Profª Conceição Filha, comentou sobre a importância do papel social desempenhado pela Escola Plínio Pinheiro, por mais de 50 anos, em Marabá. “Vários profissionais bem sucedidos estudaram aqui”, comentou a educadora. O aluno Leonardo Costa, da 3ª série A, proferiu o juramento dos estudantes.

Profª Lindalva, Iolete, Valdeniza, Adriana e Débora, organizadoras da festa de formatura/2019

A diretora Iolete Orquiza agradeceu o empenho e esforço da equipe de servidores, alunos e familiares durante o ano letivo. “Hoje é um momento especial para a escola Plínio Pinheiro. É o dia da coroação de nosso trabalho. Com certeza, a maioria de nossos estudantes conseguirão chegar ao ensino superior”, afirmou Iolete Orquiza.

Momento de congratulações entre professores e alunos

A oradora das turmas, a aluna Rayane Quadros, da 3ª série B, relembrou os momentos vividos durante os três anos, agradeceu o empenho dos professores e abordou as perspectivas de futuro para todos os estudantes. A aluna Smyrna Melissa, da mesma turma, recebeu, de forma simbólica, o diploma de conclusão do curso de Ensino Médio Integral, representando os alunos formandos no ano de 2019. O estudante Raylson Moura realizou o momento de homenagens aos educadores.

Aluno Raylson Moura homenageia os professores  

O Prof. Pedro Souza abordou a necessidade do apoio da família na continuação dos estudos pelos alunos. “Todos vocês estão aptos a acessar o ensino superior, mas caso alguém fique de fora, os pais precisam manter os filhos em cursinhos preparatórios, visando a uma aprovação futura”, opinou o professor de Língua Portuguesa. “Somente o ensino superior traz a independência social para o aluno”, assegurou Pedro Souza.

Professores da escola Plínio Pinheiro

No fim da festa, as professoras Débora Soraia Meira, Iolete Orquiza, Adriana Damascena e Valdeniza Oliveira, organizadoras da formatura, ofereceram um delicioso jantar, preparado pela Profª Karla Jadão, aos discentes e convidados. Na sexta-feira (17), o Inep divulgará a nota dos estudantes que realizaram a prova do Enem 2019, momento em que se perceberá ou não a eficácia do Ensino Integral no Pará, pois faltam servidores, reforma e adequação dos prédios escolares para que essa modalidade de ensino funcione.

Debate Carajás