Escola Plínio Pinheiro premia alunos participantes de olimpíada em Marabá

Solenidade de entrega de certificados aconteceu no auditório do Cine Marrocos na última quarta-feira, 13 (Foto: divulgação)

Em solenidade de entrega de certificados ocorrida na tarde de quarta-feira, 13, no prédio do Cine Marrocos, situado no núcleo Velha Marabá, a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Plínio Pinheiro galardoou ao todo 93 alunos pela participação na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – evento organizado por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Estudantes são certificados por participação em olimpíada de astronomia e astronáutica (Foto: divulgação)

A OBA é realizada em todo o país, e neste ano contou com a participação total de 884.979 alunos, distribuídos em 9.965 escolas. No mesmo evento, houve também a realização da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), com a participação de 154.578 alunos de 2.786 instituições. O credenciamento dos discentes da escola pública marabaense foi feito pelos professores Lúcio Porto (Física), Simone Oliveira (Biologia) e Leonilde Brandão (Química), que atuam na área de ciências da natureza. O exame foi aplicado no dia 17 de maio.

Foto: divulgação

O evento foi abrilhantado com a participação da diretora Iolete Orquiza, da professora Maria da Conceição, representante da 4ª URE, da professora doutora Camila Sitko, representante da Unifesspa, e do professor Marcelo Patrick, representante dos residentes do curso de graduação em Física da universidade federal, os quais desenvolvem atividades na unidade escolar via Programa Residência Pedagógica.

Cartaz de divulgação da rodada de palestras sobre mineração e siderurgia, que mobilizou as turmas de 3ª série da escola (Foto: divulgação)

Mineração e siderurgia

No mesmo dia, pela manhã, uma palestra sobre mineração e siderurgia aconteceu no auditório do cine-teatro localizado no fim da Avenida Antônio Maia.

Os setores do aço, da mineração, da metalmecânica e da celulose são uns dos principais geradores de emprego e renda nos mercados carajaense e nacional. Consequentemente, enfrentam constantes desafios, como a manutenção dos níveis de qualidade da matéria-prima, demandas crescentes da sociedade quanto às questões ambientais, inserção na indústria 4.0 e aumento de produtividade e competitividade. Além disso, cabe destaque para as políticas nacionais e internacionais adotadas para atuação nesses mercados, que influenciam diretamente a produção e o consumo.

Professores organizadores da atividade (Foto: divulgação)

Os alunos participantes tiveram a oportunidade de conhecer a visão e as melhores práticas de algumas empresas que operam e atuam na região, com uma abordagem objetiva e com inclusão das últimas tendências desses setores.

O evento teve como palestrantes a economista Antônia Larissa, a engenheira de minas Alaine Imbelloni, o geólogo José Pedro Martins e o sociólogo Raimundo Gomes. Na ocasião, os estudantes tiveram contato com as inúmeras faces de uma mesma questão, desde a abordagem sociológica da temática, passando pela interpretação geológica e pelo discurso de minas, até a manifestação econômica do setor de mineração e siderurgia.

Foto: divulgação

A organização da atividade foi encabeçada pelos professores Adriana, Nil, Fernando, Lúcio e alunos representantes de turma. A professora Iolete Orquiza, diretora da Escola Plínio Pinheiro, esteve presente durante todo o evento, tendo atuado frontalmente na articulação com os palestrantes, assim como na mobilização de dezenas de alunos do ensino médio integral. Com esse dia de dinâmicas, a instituição de ensino se consolida como uma das unidades escolares de maior prestígio na cidade.

Vinícius Soares

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!